Máscaras, mitos e diálogos: estados alterados de consciência

  • Joice Aglae Brondani Universidade Federal da Bahia

Resumo

Compartilho algumas compreensões sobre a Máscara, tendo como olhar norteador as noções de estado de Máscara; Máscara objeto; Máscara Física ∕ Corpo Máscara; e a relação Máscara – Estados Alterados de Consciência – Técnica. As reflexões são desenvolvidas a partir de um percurso artístico acadêmico e prático de cena e ritualístico desta pesquisatriz, procurando não estabelecer alguma hierarquia de saberes ou qualquer dicotomia entre teorias e práticas.

Biografia do Autor

Joice Aglae Brondani, Universidade Federal da Bahia
Professora no Departamento de Fundamentos do Teatro da Universidade Fedaral da Bahia.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. Ensaio sobre a imaginação da matéria. SP: Martins Fontes, 2002.

BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios do repouso. São Paulo: Martins Fontes Ltda. 1990.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. SP: Martins Fontes, 1989.

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. São Paulo: DIFEL, 1986.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e renascimento. O contexto de François Rabelais. São Paulo, Hucitec, 1987.

BERGSON, Henri. A energia espiritual. Trad. Rosemary C. Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BURNIER, Luis Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais para o ator. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.

BRONDANI, Joice Aglae. Estados alterados in⁄conscientes. In: BRONDANI, Joice Aglae (Org.). Grotowski e estados alterados de consciência. Teatro-máscara-ritual. São Paulo-SP: Ed. Giostri, 2015.

BRONDANI, Joice Aglae. Varda Che Baucco! Transcursos fluviais de uma pesquisatriz: bufão, commedia dell’arte e manifestações espetaculares populares brasileiras. Salvador-BA: Fast Design, 2014.

BRONDANI, Joice Aglae. Uma fala mítica – reflexões sobre práticas espetaculares populares brasileiras. In: BRONDANI, Joice Aglae (Org.). Scambio dell'arte commedia dell'arte e cavalo marinho. Teatro-máscara-ritual. Interculturalidades. Salvador-BA: Fast Design, 2013 (p.13-30).

BRONDANI, Joice Aglae. A máscara: do bufão ao clown. In: BRONDANI, Joice Aglae; LEITE, Vilma Campos; TELLES, Narciso (Org.). Teatro-máscara-ritual. Campinas – SP: Ed. Alínea, 2012 (p.71-90).

BRONDANI, Joice Aglae. Frevo, capoeira, samba... Buffoni, Zanni, Arlecchino... caminhos fluviais: (um) universo e (um) imaginário. Revista Ouvirouver, n. 4. Uberlândia-MG: Edufu, 2008.

DEGANO, Alfonso Renzo. L’uomo e la maschera. In: CONTIN, Claudia (Org.). Progetto Sciamano 2005. Riti d’incontri. Pordenone-IT: Ed.Provincia di Pordenone, 2005.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade. Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Trad. Luiz B. L. Orlandi. RJ: Editora 34, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Trad. Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. RJ: Editora 34, 2009.

GASSNER, John. Os mestres do teatro I. Trad. Alberto Guzik e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1974.

GOODOY, Jack. O mito, o ritual e o oral. Trad. Vera Joscelyne. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1993.

JUNG, Carl Gustav. Obra completa de C.G. Jung. V. 8∕1. A energia psíquica. A dinâmica do inconsciente. Trad. Maria Luiza Appy. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Trad. Dora Ferreira da Silva. RJ: Nova

JUNG, Carl Gustav. Obras completas de C.G. Jung. Vol XI∕1. Psicologia e religião. Trad. Pe. Dom Mateus Ramalho Rocha. Petrópolis: Vozes, 1978.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte-MG, Autêntica Editora, 2014.

LECOQ, Jacques. Le corps poétique. Paris/FR: Anrat, 1997.

LOPES, Elizabeth Pereira. A máscara e a formação do ator. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – UNICAMP. Campinas-SP, 1990.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Trad. Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis: Vozes, 2008.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos, n. 15 “Mídia, cultura e tecnologia”. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.

MARINIS, Marco De. Copeau, Decroux et la naissance du mime corporel. In: Étienne Decroux, Mime Corporel. Paris: L’Entretemps Éditions, 2003.

PAIVA, Rita. Gaston Bachelard: a imaginação na ciência, na poética e na sociologia. São Paulo-SP: AnnaBlume, FAPESP, 2005.

PEDRON, Caio César. Sexo líquido: as relações entre a erótica weberiana e o pensamento de Bauman. Cadernos Zigmund Bauman, vol. 7, num. 14, 2017. ISSN 2236-4099.

RANGEL, Sônia Lúcia. A Máscara Expandida. Um Devir poético na interface visualidade-teatralidade. Repertório, Salvador, nº 19, p.199-204, 2012.2.

REATO, Danilo. Le maschere veneziane. Venezia-IT: Arsenale Editrice, 1988.

RIBEIRO, René. Antropologia da religião e outros estudos. Recife-PE: Massangana, 1982.

SARTORI, Donato; LANATA, Bruno (Org.). Arte della maschera nella commedia dell’arte. Firenze-IT: La Casa Usher – Centro Maschere e Strutture Gestuali, 1984.

SILVA, Juremir Machado da. Tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.

TESSARI, Roberto. Divina Oscenità. Alle Origini dello Spettacolo. Milano-IT: Ed. Medusa, 2015.

TURNER, Victor. Dal rito al teatro. Trad. Paola Capriolo. Bologna-IT: Società Editrice il Mulino, 1986.

Publicado
2020-05-28
Seção
Mito, Imagem e Cena