Decopulagem: artesanias, alfaiatarias e andarilhagens

  • Aline de Oliveira Bernardi Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

RESUMO: Esse artigo adentra o universo poético e os aspectos dramatúrgicos do processo de criação do Livro Performance Decopulagem, tanto nos elementos cênicos e performáticos utilizados na montagem do Solo de Dança Decopulagem quanto nos caminhos metodológicos da escrita de prosas poéticas do Livro Decopulagem em sua tiragem artesanal. O neologismo inventado para nomear o processo de criação revela a caraterística de inventividade almejada na tessitura de escrita do texto poético do livro e na escrita coreográfica do solo. Para compreender melhor como se dá a aprendizagem inventiva nos alinhamos com o pensamento de Virgínia Kastrup que vem apresentando em seus escritos um estudo sobre a aprendizagem da atenção e as diferenças entre criatividade e invenção. Diferentemente de uma condução de dramaturgia pautada no texto dramatúrgico, essa trama dramatúrgica vai revelando as escolhas e as relações cênicas e poéticas de modo processual, aproximando essa construção artística da teoria de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela. O eixo dramatúrgico se alinha com o conceito de dramaturgia de Ana Pais que aponta para a criação de modos de cumplicidade na estruturação de sentido do espetáculo. Decopulagem apresenta uma dramaturgia a partir de três títeres: a Andarilha, a Artesã, a Alfaiate. Solo e livro se afetam mutuamente ao longo do processo de criação através das andarilhagens que dialoga com os diferentes lugares percorridos pela autora/performer; das artesanias anunciadas pelas técnicas e práticas corporais junto às influências artísticas que moldaram o corpo da performer/autora; e das alfaiatarias que busca tecer relações e costurar afetos praticando uma interlocução com a maternidade, tanto na geração de uma vida dentro de um ventre materno, como na gestação de processos artísticos, constituindo uma dramaturgia orientada ao corpo feminino na cena.

Biografia do Autor

Aline de Oliveira Bernardi, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestranda em Dança pelo PPGDAN/UFRJ. Pós Graduada no Programa PCA  da Faculdade Angel Vianna. Graduada em Licenciatura Plena em Dança na FAV. Professora Substituta de Dança do Colégio Pedro II - Unidade Realengo II.

Referências

BERNARDI, Aline de Oliveira. Decopulagem. Rio de Janeiro: Edição da Autora, 2019.

BERNARDI, Aline de Oliveira. Lab Corpo Palavra: corpo que escreve corpo e o artista cartógrafo. Monografia (Especialização em Preparação Corporal das Artes Cênicas) – Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, 2019.

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TOURINHO, Ligia Losada. Dramaturgias do corpo: protocolos de criação das Artes da Cena. 2009. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, instituto de Artes. Campinas.

Publicado
2020-05-28
Seção
Mulheres da Cena