Vivescer o dançarino: reflexões sobre o corpo improvisacional e suas interfaces com a educação na primeira infância

  • Marina Elias Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Não é de hoje que dedico minhas práticas e pesquisas docentes e artísticas ao exercício improvisacional no campo da Artes Cênicas e Corporais. Tanto no mestrado quanto no doutorado (UNICAMP), e atualmente no Pos Doc (LUME/ Unicamp), diversas questões me atravessam sobre esse contexto, mas frequentemente me deparo com a seguinte pergunta: que corpo é esse que improvisa? Mais do que exercitar a dança ou o movimento improvisado, volto meu olhar para o corpo improvisador, buscando desvelar atribuições e recursos que potencializam aquilo que chamo de corpo improvisacional. Neste artigo irei compartilhar apontamentos sobre este assunto, estabelecendo sua conexão direta com a educação especialmente na primeira infância, sob à luz dos pensamentos de Damasio, Maturana, Espinosa e Deleuze.

Biografia do Autor

Marina Elias, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora Adjuntoa do Departamento de Arte Corporal da Professor Adjunto. Atriz, diretora e coreógrafa.

Referências

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luís B.L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988. (1)

DELEUZE, Gilles. A dobra – Leibniz e o barroco. Trad. Luís B.L. Orlandi. Campinas: Editora Papirus, 1991.

FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec, 2006.

FERRACINI, Renato. Martín dorme ou o ritornelo-ator. ILINX, Revista do LUME – Campinas, 2014.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1999.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002

MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do movimento. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

NOGUEIRA, R.; BARRETO, M. Infancialização, Ubuntu e Teko Porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. Revista: Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, set.-dez. 2018, pp. 625-644. ISSN 1984-5987

NOVARINA, Valère. Carta aos atores. Trad. Ângela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7letras, 2005.

ORTEGA Y GASSET. Cartas de um jovem espanhol. Madrid: Ed. Soledad Ortega, 1991.

PELBART, P. Poder sobre a vida, potências da vida. In: Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud - teatro e ritual. São Paulo: AnnaBlume, 2004.

ROSA, João Guimarães. Buriti. In: ROSA, João Guimarães. Corpo de baile. vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1969.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad. CEDES [online], 2001, vol.21, n.53, pp.69-83.

Publicado
2020-05-28
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança