Stanislávski, Chekhov e a educação somática no processo de criação da personagem Maroca

  • Bárbara Araújo Gomes e Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Melissa dos Santos Lopes

Resumo

Este artigo aborda a presença da educação somática na minha preparação enquanto atriz durante o processo de criação e construção da personagem Maroca, objeto de minha pesquisa de mestrado.  Faço uma reflexão acerca da importância de algumas práticas somáticas  e busco estabelecer por meio delas, um diálogo com as ações físicas desenvolvidas pelo encenador russo Constantin Stanislavski e os exercícios criados por seu discípulo Michael Chekhov.

Biografia do Autor

Bárbara Araújo Gomes e Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestranda em artes cênicas no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e integrante do Grupo de Pesquisa Cirandar - Grupo De Pesquisa Corpo, Dança E Processos De Criação (UFRN).

Referências

BRAGA et. al. Sobre o rigor da pesquisa em artes cênicas na universidade brasileira. Revista digital, 2017.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2010.

FERNANDES, Ciane. A prática como pesquisa e a abordagem somático-performativa. In: COSTAS, Ana Maria Rodriguez et al. (Org.). ABRACE: arte, corpo e pesquisa: experiência expandida. Belo Horizonte: ABRACE, [Gráfica e Ed. O Lutador, 2015. [p.105-113]

FERNANDES, Ciane. Somática como pesquisa: autonomias criativas em movimento como fonte de processos acadêmicos vivos. In: CUNHA, Carla; PIZARRO, Diego; VELLOZO, Marila Annibelli. (Org.) Práticas somáticas em dança: body-mind centeringTM em criação, pesquisa e performance. Brasília: Ed. IFB, 2019. [p.121-137]

FERNANDES, Ciane. Educação somática: os fundamentos corporais Bartenieff. Entrevista concedida a Rosely Conz. NUMIN - Círculo de Arte, Educação, Saúde e Consciência Integral – Saberes e Práticas Integrativas – Arte Integrativa, em julho, 2003. Disponível: http://arteeducacaoterapia.numin.org.br/educacao-somatica-os-fundamentos-corporais-bartenieff/. Acesso em: 03 set. 2019.

GILLAIN, Vandana Claire. L’Education somatique et l’art. 2002. Disponível em: https://www.feldenkrais.ch/medien/2017/01/RES_art.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.

JORGE, S. O pensamento movente de um corpo que dança (ou a necessidade de se criar um estilo para falar de movimento sensível). Dissertação (Pós-graduação Lato Sensu em Terapia através do movimento corpo e subjetivação) - Faculdade Angel Vianna, 2009.

STANISLÁVSKI, Constantin. Manual do ator. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. 35º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

VÁSSINA, Elena. Stanislávski: vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: Funarte, 2015.

Publicado
2020-05-28
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas