Imaginário decomposto: poetizando sobre ruínas

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir o imaginário do estado sócio-político contemporâneo, tomando o mythos do espetáculo O Homem Decomposto como referência poética. O espetáculo foi produzido no contexto do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena – Laborsatori Teatro, a partir de uma adaptação do texto teatral Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo, do romeno Matéi Visniec. Em seu formato final, o espetáculo busca discutir temas da atualidade, como o declínio dos direitos humanos, a pós-verdade e a perda dos referenciais sociopolíticos. Partindo de um futuro imaginado, o cotidiano atual é desconstruído num ambiente cênico onde os personagens expõem a ruina civilizatória atual e o absurdo existencial contemporâneo. O Homem Decomposto é o resultado das últimas pesquisas cênicas desenvolvidas pelo Laborsatori Teatro, nas quais o princípio de policentrismo da cena norteou o processo criativo, com base na correlação de horizontalidade entre as diversas dramaturgias: corpo, verbo, espaço e novas mídias. Como resultado, a comunicação busca discutir a urgência em se desdobrar o potencial político do imaginário e suas possibilidades de tratamento no contexto da teatralidade contemporânea.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Nunes, Universidade Federal de Goiás
Doutor em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas e Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

Referências

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2007.

ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2018.

HILLMAN, James. Re-vendo a psicologia. Petrópolis: Vozes, 2010.

MAIA, Adriana. Matéi Visniec: um autor de muitas faces. Teatro Hoje, 2019. Disponível em: https://teatrohoje.com.br/2019/09/02/matei-visniec-um-autor-demultiplas-faces/. Acesso em 04/09/2019, 20h00.

VISNIEC, Matéi. Teatro decomposto ou o homem-lixo. São Paulo: É Realizações, 2012.

Publicado
2020-05-28
Seção
Mito, Imagem e Cena