Pedras em percursos de performances

  • Láinon William Ribeiro da Costa Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Em abril de 2018, em conjunto com os participantes de um grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ, foi dada partida a uma jornada performativa. O experimento foi intitulado "Caminho de pedras" e tinha como objetivo processual a criação de Performances. Cada performer foi desafiado a sair pelas ruas ao encontro de pessoas que se dispusessem a compartilhar suas histórias e as pedras em sua jornada de vida. Nesse momento do processo o grupo começa a coletar narrativas que revelavam relatos de dores. Este material coletado detona possíveis caminhos na elaboração de performances, deixando rastros de vidas, pesos, sensações e imagens das palavras entregues aos pesquisadores. Relatos diversos compõe uma coleção de histórias que, partindo da escuta, serão levados como mote de criação. Os procedimentos metodológicos adotados consistem no desenvolvimento processual dos materiais acumulados no percurso dos diversos encontros pelas ruas da cidade. O trabalho está em andamento e seu desenvolvimento posterior à experiência com as pedras dar-se-á no trabalho laboratorial edificando os caminhos das pedras. Deste modo, acredita-se que as diversas possibilidades imagéticas que as histórias ofertam a partir das palavras, podem gerar movimentos, sonoridades, sensações, visualidades. O artista pesquisador elencou as histórias que mais tocaram sua sensibilidade fazendo emergir movimentações e materialidades, que se relacionam às narrativas acolhidas. Durante o caminhar, havia momentos em que as narrativas atingiam de maneira mais intensa, afetando o direcionamento do percurso por meio das escolhas. Os estímulos selecionados, ao serem resignificados na construção da proposta coletiva, são capazes de se tornar articuladores dos encaminhamentos que orientam a criação individual de cada performer. Os registros das inúmeras respostas estão atuando no-pelo corpo como disparadores dos impulsos na criação performativa quando se cruzam com as afetividades e inquietações pessoais de cada performer. Portanto, a pesquisa está em sua fase laboratorial de criação individual em busca dos sentidos e organização das visualidades a serem transformadas em Performances. Até o presente momento, ações atravessadas por granadas e flores fazem parte das experimentações em andamento. A revelação de inúmeros caminhos e possibilidades que vão sendo apreendidas pela experiência coloca o pesquisador em contato direto com suas fontes. O trabalho gera um movimento contínuo de mapear corpos que, ao conectarem-se, podem instaurar uma atmosfera de revelação performativa potente por meio da criação de Performances. Entre as referências teóricas que subsidiam a pesquisa estão autores como Zygmunt Bauman, Diana Taylor, Nicolas Bourriaud e Marie Chistine Josso.

Biografia do Autor

Láinon William Ribeiro da Costa, Universidade Federal de Santa Maria
Graduação de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Referências

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Publicado
2020-05-28
Seção
Artes Cênicas na Rua