A Mímesis corpórea de corporificações da experiência erótica a partir de narrativas visuais e literárias de Teresinha Soares e Péricles Prade

  • Diego Batista Leal Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente texto apresenta a descrição de alguns resultados parciais da pesquisa de mestrado que desenvolvo, intitulada: “Caminhos poéticos na cena: uma experiência erótica com Péricles Prade e Teresinha Soares”, com orientação da Profª Drª Isa Etel Kopelman. Neste artigo, relato as experimentações que realizei em 2018 a partir de narrativas de Prade e de imagens de narrativas visuais de Soares, através da metodologia da mímesis corpórea e mímesis da palavra como possibilidade de caminhos para a criação poética na cena. Este processo investigativo foi desenvolvido durante e depois do curso que participei de “Mímesis Corpórea e Práticas de Observação”, oferecido na disciplina de Tópicos Especiais em Atuação, ministrado pela Profª Drª Raquel Scotti Hirson, no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP.

Biografia do Autor

Diego Batista Leal, Universidade Estadual de Campinas
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BATAILLE, George. O erotismo. Trad. F. Scheibe, 1ª ed., 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

HIRSON, Raquel Scotti. Alphonsus de Guimaraens: reconstruções da memória e recriações no corpo. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2012.

NÉRET, Gilles. Erotica universalis. Colônia: Benedikt Taschen, 1994.

PRADE, Péricles. Espelhos gêmeos: pequeno tratado das perversões. 1ª ed. São Paulo: Iluminuras, 2015.

Publicado
2020-05-28
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo