Um olhar para o teatro de animação

Resumo

Esta é uma pesquisa de doutorado que se realiza no Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp, campus São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Cintra. O objetivo é estabelecer uma forma de análise perceptiva da visualidade teatral, focando no teatro de animação, com a análise experimental dos espetáculos Mozart Moments (1991), Cadê o Meu Herói? (1998) e São Manuel Bueno, Mártir (2013), todos do Grupo Sobrevento. Nessa perspectiva, alegamos que a prática teatral, além de cênica, também é uma arte visual e fundamentamos essa afirmação na prática de artistas reconhecidos e nos textos de vários autores, tanto do Teatro, quanto das teorias visuais, que consideram a cena uma experiência visual e/ou que observam a aproximação evidente entre o Teatro e a Arte Visual. Resumidamente, o trabalho se constrói com bibliografia acerca da percepção visual, na qual se destaca a psicologia da Gestalt, e também em escritos sobre a materialidade da cena, considera entrevistas, registros, objetos cênicos e apresentações do Sobrevento, e, por fim, com a análise do material encontrado, levando em conta princípios teatrais em contraposição com os parâmetros visuais estudados e reelaborados. Trata-se de uma pesquisa em andamento, portanto inconclusa. Alguns autores que referenciam este trabalho são: Rudolf Arnheim, Antonin Artaud, Paulo C. B. Borges, Wagner Cintra, Edward G. Craig, Donis A. Dondis e Henrich V. Kleist.

Biografia do Autor

Osvaldo Antonio Anzolin, Universidade Estadual Paulista
Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Doutorando e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista e graduado com habilitação na mesma área.

Referências

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Publicado
2020-05-28
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras