Procedimentos metodológicos de ensino de Artes Cênicas para desvios de situações de violência em escolas – uma proposição

Resumo

O objetivo é apresentar etapas de uma metodologia de ensino de artes cênicas voltada para escolas com problemas de violência. Conceitua-se a violência escolar. Adotando os pressupostos de possibilidade de atuação no controle da violência da psicologia social, apresenta-se o Teatro Social dos Afetos (TSA), baseado no Teatro do Oprimido. Agregam-se ao TSA as metodologias somáticas da Técnica Klauss Vianna e do Movimento Autêntico considerando o foco dessas abordagens na percepção do movimento. Apresenta-se um plano de curso de artes cênicas.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Baltazar, Universidade Federal de Sergipe
Professora Adjunta do Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a defesa, em 2010, da tese Corpo que age, sente e pensa: Dramaturgias do meu corpo e do encontro de durações. Graduação em Ciências Econômicas (1996) e mestrado em Economia Social e do Trabalho (2000), ambos pela mesma universidade. Entre 2002 e 2004 integrou o Grupo Ínterim de pesquisa vocal vinculado ao Lume Teatro/ Campinas/SP. Em 2004, estreou o solo de teatro Tantas Outras Quantas, que circulou por vários festivais do país até 2010. Entre 2008 e 2010, participou, como atriz, de pesquisas e de produções do Barracão Teatro (Campinas/SP): experimentações com máscaras, performance e teatro na rua. De 2000 a 2014, ministrou cursos de teatro para diferentes públicos em escolas e em espaços não formais de ensino. Em 2011, ministrou aulas para adolescentes em regime de internação judicial em duas unidades de atendimento da Fundação Casa em Campinas. Em 2012, foi professora substituta para a área de teatro educação e objetos plásticos da cena na Faculdade de Teatro da Universidade Federal de São João Del Rei/MG. Em 2013 e 2014 foi orientadora de corpo e voz do Projeto Ademar Guerra (Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo).

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Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas