Empilhando carteiras à procura de um espaço vazio

  • Márcia Strazzacappa Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O texto discute a presença/ausência da dança e do teatro na educação básica, trazendo resultados de pesquisas desenvolvidas no Laborarte, Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação da Unicamp. Analisa a formação de professores de sala e/ou especialistas que atuam com o ensino de arte nesse segmento e investiga especificamente a infra-estrutura física disponível nas escolas do Estado de São Paulo para atividades artísticas corporais. Compartilha experiências docentes junto a cursos especiais de formação nos quais professores e gestores experimentaram o ato de criar com o corpo em movimento num espaço vazio.

Referências

DESGRANGES, Flávio A pedagogia do espectador, Hucitec, São Paulo, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Vol. 6 Brasília: MEC / SEF, 1997.

SANTANA, Arão Paranaguá. Teatro e Formação de Professores. São Luis, EDUFMA, 2000.

STRAZZACAPPA, Márcia, SCHROEDER, Jorge & SCHROEDER, Silvia. A construção do conhecimento em arte. In BITTENCOURT, Agueda & OLIVEIRA JR. Wencesláo (org) Estudo, pensamento e criação, livro 1, Editora UNICAMP, Campinas, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação