O Corpo Ressoante: estética e poder no teatro contemporâneo

  • Silvia Adriana Davini Universidade de Brasília

Resumo

O presente artigo se propõe a iniciar uma crítica às abordagens da personagem, baseadas na introspecção, iluminar suas implicações políticas e estéticas e apresentar, como forma de superação das mesmas, a noção do ‘corpo ressoante’. Alinhado com as micro-políticas do desejo, o corpo ressoante se apresenta como alternativa de superação às abordagens da atuação baseadas na introspecção. A implicação pessoa/ ator-atriz/ personagens coloca uma série de questões que servem de ponto de partida para examinar o crescimento de abordagens introspectivas na atuação no contexto de governos totalitários; a dominância da emoção individual sobre a comoção coletiva, a opacidade que assumem o autor e a técnica e a progressiva desconsideração do público no teatro a partir da segunda metade do século XX.

Referências

BLANC, Natalia. Diálogo | Silvia Davni Existe una tendencia a despreciar al espectador. Jornal La Nación, Suplemento ADN Cultura, pp 28-29, Buenos Aires, Sábado 22 de março de 2008. Link:http://adncultura.lanacion.com.ar/Nota.asp?nota_id=996746&high=silvia

DAVINI, Silvia A. Cartografías de la Voz en el Teatro Contemporáneo. El caso de Buenos Aires a fines del siglo XX. Colección Textos y Lecturas en Ciencias Sociales, Buenos Aires, EdUNQ, 2007. ISBN 978-987-558-127-2

_______ O Beijo de Romeu e Julieta. Tempo e Performance. Org. Medeiros, Maria Beatriz de, Monteiro, Marianna F. M., Matsumoto, Roberta K. Editora da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília. Brasília, Janeiro de 2007. ISBN 978-85-89698-12-2.

_______ Vocalidade e Cena: tecnologias de treinamento e controle de ensaio. Folhetim – Teatro do Pequeno Gesto No 15, pp. 59-73. Rio de Janeiro, Rioarte, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena