Roteiros de aquecimento vocal no ofício das Artes Cênicas

Resumo

Esta reflexão é parte de uma pesquisa realizada com vinte e um professores da área de voz e mais de cem estudantes brasileiros e portugueses acerca da finalidade do aquecimento na prática cênica. Aqui, será demonstrada uma síntese dos roteiros de aquecimento vocal baseados nas concepções desses sujeitos e de publicações sobre o tema. A partir dos roteiros analisados, chegou-se à conclusão de que o aquecimento vocal tem um caráter anátomo-fisiológico geral e específico, bem como envolve a subjetividade daquele que se aquece, favorecendo os aspectos técnicos, expressivos e criativos do estudante e do artista cênico.

Biografia do Autor

Eugênio Tadeu Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e graduado em Educação Artística - FUMA-UEMG. Professor do Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG.

Referências

ALEXANDER, Frederick Mathias. O uso de si mesmo: a direção consciente em relação com o diagnóstico, o funcionamento e o controle da reação. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BABAYA. O prazer da voz saudável: exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. Belo Horizonte: Maria Amália Morais, 2002. CD.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. Tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. São Paulo: É Realizações, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Porto: Ed. 70, 2008.

BEHLAU, Mara; FALCÃO, Lília Maria Gomes; MASSON, Maria Lúcia; OLIVEIRA, Gisele. Análise espectrográfica do efeito do aquecimento vocal na voz de meninas de coro. Audio Commun Res. n.19(4):380-6. Salvador/ São Paulo: Instituto de Educação Musical – IEM /Centro de Estudos da Voz – CEV, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/acr/2014nahead/pt_2317-6431-acr-2317-64312014000300001372.pdf. Acesso em: 18 fev. 2018.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.

CARRARA, Paula. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. São Bernardo do Campo: Brasil, 2017.

CARVALHO FILHO, Moacir Ferraz de. A voz parte do corpo. Dissertação (Mestrado) Campinas: Unicamp, 2002.

DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DELLA MONICA, Francesca. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Itália/Brasil, 2017.

FARIA, Cristina. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Coimbra: Portugal, 2017.

FLABOREA, Camila. O desenvolvimento do cantor lírico numa abordagem de base psicanalítica: reflexões sobre uma proposta de trabalho. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) São Paulo: PUC-SP, 2007.

FURLANETE, Sandra Parra. Estudos para integração voz-movimento corporal no trabalho do ator contemporâneo. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. Escola de Belas Artes – UFMG. 2007.

GUBERFAIN, Jane Celeste. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Rio de Janeiro: Brasil, 2017.

GUBERFAIN, Jane Celeste (Org.). Voz em cena. Vol. II. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

GUBERFAIN, Jane Celeste; BITTENCOURT, Elid Silva et FICHE, Natália Ribeiro. Aquecimento corporal-vocal do ator. In: GUBERFAIN, Jane Celeste (Org.). Voz em cena. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. p. 3-16.

KEISERMAN, Nara. Voz e movimento no corpo do ator: depoimento. In: GUBERFAIN, Jane Celeste (Org.). Voz em cena. Vol. II. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

MARTINS, Janaína Träsel. Os princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. 2008. 198p. Tese (Doutorado)- Escola de teatro-UFBA, Salvador, 2008.

MAYRA, Montenegro. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Natal: Brasil, 2017.

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo – o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus, 1993.

PARENTE, Jorge. Entrevista concedida a Eugênio Tadeu Pereira. Lisboa: Portugal, 2017.

PEREIRA, Eugênio Tadeu. O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos. Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais: Uberlândia (MG), UFU, 2017.

PEREIRA, Eugênio Tadeu. Práticas lúdicas na formação vocal em teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.

PÉREZ-GONZÁLEZ, Eládio. Iniciação à técnica vocal: para cantores, regentes de coros, atores, professores, locutores e oradores. Rio de Janeiro: E. Pérez-Gonzales, 2000.

ROCHA, Maurilio. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Belo Horizonte: Brasil, 2017.

RONDINA, Alessandra Guedes. Atuação fonoaudiológica na preparação vocal do ator. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 2005.

VINÍCIUS, Albricker. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Rio de Janeiro: Brasil, 2017.

Publicado
2020-05-28
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas