As praticas performativas de rua e o olhar do espectador ao corpo feminino: uma análise sobre a performance “Saia-A-Tempo” da Cia Impar de Teatro

Resumo

No teatro, assim como no teatro de rua, o olhar e a reação do espectador exercem influencias sobre o espetáculo, nesse sentido, o olhar do publico aborda a problemática da recepção: embora o espectador seja percebido como indivíduo e a plateia como um conjunto, um não pode ser separado do outro. Nesse sentido, este trabalho propõe apresentar as investigações feitas sobre o olhar que o espectador dirige ao corpo feminino e as inflexões e problemáticas de gênero que inserem na prática performativa de rua “Saia-A-tempo”, realizadas na cidade de São João Del Rei, pelas atrizes Carol Greco e Lika Rosá. Buscando como referência as contribuições de Diamond (2011) e Mulvey (1983), é proposto uma análise acerca das transformações com relação a recepção do espectador de rua, particularmente no que se refere à representação do feminino. Desse modo pretende-se problematizar sobre praticas e poéticas que possam ampliar as reflexões nas relações de gênero e nas normativas sexuais.

Biografia do Autor

Eliana Rosa Correia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Área de Comunicação e Artes do Senac Lapa Scipião e Secretaria Municipal de Educação - São Paulo.

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Tradução: Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1978.

CARREIRA, A; MATOS, L. Transitando pelas ruas: uma cena que constrói cidades. In: TURLE, Licko et al. (Org.). Teatro de rua: discursos, pensamentos

e memórias em rede. Fortaleza: Aldeia Casa Viva, 2016.

DIAMOND, Elin. Teoria brechtiana / Teoria feminista: para uma crítica feminista géstica. In: MACEDO, Ana Gabriela & RAYNER, Francesca (Org.) Gênero, cultura visual e performance: Antologia crítica. Ribeirão: Edições Húmus, 2011.

GALERY, Maria Clara Versiani. Considerações em torno do espectador, do olhar e da representação do feminino. Fragmentos, número 26, p. 053/060 Florianópolis/ jan - jun/ 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos/article/dowload/7760/7129

MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail. (Org.) A Experiência do Cinema. Col. Arte e Cultura, nº 5. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1999.

ROCCO, Marcelo Eduardo de Gasperi. Entre a metrópole e a Cidade Sagrada: uma análise comparativa entre o obscena-agrupamento independente de pesquisa cênica (Belo Horizonte) e o Grupo Transeuntes (São João Del-Rei). 2016. 277 f. Tese (Doutorado em Artes) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara. Teatro(s) de rua do Brasil: a luta pelo espaço público. São Paulo: Perspectiva, 2016.

Publicado
2020-05-28
Seção
Artes Cênicas na Rua