A ideia de montagem cinematográfica no teatro

Resumo

No ensaio A revisita política (Piscator) Peter Szondi (2001) nos sugere a aproximação da obra de Piscator com as técnicas desenvolvidas pelo cinema da época. Essa aproximação se dá não apenas no campo mais óbvio, da utilização dos filmes na encenação, mas das técnicas recentemente descobertas que trariam ao cinema o status de linguagem artística como a mudança de plano, o close e a montagem de imagens, descobertas essas que permitiram ao diretor realizar na montagem uma composição de imagens, deixando, assim, o cinema de ser apenas uma reprodução técnica de uma cena dramática. A presente comunicação tratará de algumas experiências laboratoriais da ideia de montagem cinematográfica no teatro.

Biografia do Autor

Carina Maria Guimarães Moreira, Universidade Federal de São João del Rei
Professora dos Cursos de Graduação de Licenciatura e Bacharelado em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei.

Referências

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Publicado
2020-05-28
Seção
História das Artes e do Espetáculo