Estudos da performance e educação: pedagogia crítica performativa e o corpo na e como sala-de-aula, reflexões sobre a performance como abordagem para o ensino da arte na escola

Resumo

O artigo trata de um recorte de pesquisa de doutorado em andamento, trazendo reflexões sobre as relações dos estudos da performance e educação, especialmente, o ensino da Arte na escola. A discussão foi centrada nos estudos desenvolvidos pelas pesquisadoras norte-americanas Elyse Lamm Pineau e Judith Hamera por seu enfoque no corpo como meio de aprendizagem. O artigo explora a Pedagogia Crítica Performativa de Pineau (2002; 2010), com suas noções de metáforas originárias do “professor ator” e “professor artista” para o surgimento da nova metáfora do “professor performer”, bem como seu sistema tríplice de “temas-corpo”. O artigo também conversa com a visão do corpo na e como sala-de-aula trabalhada por Hamera (2002; 2004), que vai tratar dos eixos de construção corporal. As noções da pedagogia, da sala de aula e do corpo como um lugar de performance trazem reflexões sobre como os estudos da performance podem servir de abordagem para o ensino da arte na escola. Tratar o ensino da arte como performance parece contribuir para as transformações em processo no campo da pedagogia da arte. A escola, sendo um locus privilegiado da performance, tem no ensino da arte, em especial, uma potência de exploração de formas pedagógicas capazes de colocar o corpo como centro do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Estela Vale Villegas, Universidade Federal de Minas Gerais
Licenciatura e Bacharelado em Dança (2011)- Universidade Federal de Viçosa; Mestra em Artes Cênicas (2018) - Universidade Federal de Ouro Preto; Doutoranda em Artes - Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado
2020-05-28
Seção
Estudos da Performance