Performance, memória e educação

  • Amanda Nascimento Modesto Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente estudo é parte da pesquisa de mestrado “Memória e Performance: por uma educação sensível em práticas de ensino de arte” e apresenta discussões iniciais sobre possibilidades de ações educacionais no contexto da escola, construídas a partir do encontro teórico-prático entre memória e performance, e suas relações com o ensino de arte. Discutindo sobre educação e periferia buscamos compreender o espaço da sala de aula como lugar de formação de sensibilidades, a partir de experiências com a arte, em especial a performance, em suas dimensões culturais, sociais e artísticas, com base no conceito de educação sensível, segundo Duarte (2000), e analisá-las no contexto das discussões dos estudos da memória como lugar potencializador de sujeitos e de suas histórias de vida, suas narrativas e suas experiências de vida e de arte.

Biografia do Autor

Amanda Nascimento Modesto, Universidade Federal do Pará
Mestranda do Instituto de Ciências da Arte e Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Pará.

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Publicado
2020-05-28
Seção
Estudos da Performance