Performance, memória e educação
Resumo
O presente estudo é parte da pesquisa de mestrado “Memória e Performance: por uma educação sensível em práticas de ensino de arte” e apresenta discussões iniciais sobre possibilidades de ações educacionais no contexto da escola, construídas a partir do encontro teórico-prático entre memória e performance, e suas relações com o ensino de arte. Discutindo sobre educação e periferia buscamos compreender o espaço da sala de aula como lugar de formação de sensibilidades, a partir de experiências com a arte, em especial a performance, em suas dimensões culturais, sociais e artísticas, com base no conceito de educação sensível, segundo Duarte (2000), e analisá-las no contexto das discussões dos estudos da memória como lugar potencializador de sujeitos e de suas histórias de vida, suas narrativas e suas experiências de vida e de arte.
Referências
BARBOSA, A. M. Arte: educação no Brasil. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília, DF: MEC, SEF, 1997.
COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva S.A, 2002.
DIAS JR, José do Espírito Santo. Cultura popular no Guamá: um estudo sobre o boi Bumbá e outras práticas culturais em um bairro da periferia de Belém. Belém, 2009.
DUARTE JR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. Ed. Rio de Janeiro: 1982.
HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
LIGIÉRO, Z. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
MEIRA, M. R. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: 2003.
POLLAK, Michael. Memoria e identidade social. Revista de Estudos Históricos. São Paulo,1992.
SCHECHNER, R. O que pode a performance na educação. Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, Espanha, 2010.
VEIGA, I. P. A. e ARAÚJO, J. C. S. O projeto político-pedagógico: um guia para formação humana. Campinas, SP: Papirus, 2007.