A paródia no teatro musicado do século XIX: estudos sobre a opereta La belle Hélène

  • Aline Santos Pinto
  • Maria de Lourdes Rabetti

Resumo

A paródia, compreendida como revisão crítica distanciada de uma forma
discursiva codificada de amplo conhecimento, estabelece relações textuais ou
temáticas que dependem de graus de coincidência e diferença estabelecidos
entre o ato de codificação por parte do parodista e de decodificação por parte
do receptor (HUTCHEON, 1985), disso resultando obras ‘finais’ que percorrem
uma extensa linha de funções, em cujos limites estariam a reverência, ato de
instaurar a permanência, e o escárnio, ato de dessacralização (FIKER, 2000).
Com o estudo de três libretos – a opereta La Belle Hélène, de Henri Meilhac e
Ludovic Halévy (1866), a tradução portuguesa da ópera-paródia, A bela
Helena, por Mendes Leal (1869), e a peça cômica e lírica Abel, Helena, de
Arthur Azevedo (1877) – o texto observa a presença de procedimentos
paródicos a fim de compreender a função que exercem na obra, especialmente
por meio da discussão das relações estabelecidas com o objeto ‘matriz’. Dada
a importância da presença da opereta no século XIX brasileiro (PRADO, 2008),
procura perceber, historicamente, como o procedimento paródico contribui para
a durabilidade do gênero (RABETTI; MACIEL, 2012).

Referências

AZEVEDO, A. Abel, Helena. Rio de Janeiro: Livraria de Serafim José Alves, Editor, s/d. 100p.

FIKER, R. Mito e paródia: entre a narrativa e o argumento. São Paulo: Unesp, 2000.149 p.

HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia. Rio de Janeiro: Edições 70,

:45-106

MEILHAC, H.; HALÉVY, L. La belle Hélène. Paris: Michel Lévy Fréres, Libraires Éditeurs, 1866. 110p.

_______________________. La belle Hélène. Tradução: José da Silva Mendes Leal. Lisboa: Tipografia Franco-Portuguesa, 1869. 107p.

RABETTI, M.L.; MACIEL, P.M.C. Itinerários da opereta: do mapeamento de acervos a uma antologia das fontes selecionadas. In: PARANHOS, K.R. (org.). História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012: 59-80.

SANT’ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2007.96p.