Modalidades circenses: experiências na formação inicial em Educação Física

Resumo

O estudo partiu de experiências com as Modalidades Circenses na formação Inicial do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Pará(UEPA). Para a realização da pesquisa, foram abertas oficinas para os discentes da Universidade do Estado do Pará – campus III de Educação Física, desde que os mesmos assinassem o termo de consentimento livre esclarecido (TCLE). Por meio de questionários, oficinas e observações das aulas oficinas, foram estabelecidas conexões entre o ensino das modalidades circenses e a formação inicial em Educação Física. Resultando em uma relação de ensinar-aprender que se efetiva no corpo, mas que constitui novos processos cognitivos por meio dela. Assim, o corpo aprendiz é um corpo afetado pelo encontro com o outro e tem sua potência de agir aumentada, sua possibilidade de se fazer um sujeito que aprende, a partir de sua imersão na arte circense. Além disso, os participantes demostraram anseios por temáticas diversificadas dentro da universidade e a necessidade de uma matéria eletiva futura que tratasse das artes circenses.

Biografia do Autor

Heloa Rodrigues Assunção, Universidade Federal do Pará
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará.

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Publicado
2020-05-28
Seção
Circo e Comicidade