Dramaturgia na composição em tempo real: possíveis relações históricas entre dramaturgia e a improvisação na dança

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado iniciada no ano de 2019 pelo PPGAC/UFU. Este texto propõe identificar artistas e contextos históricos importantes para a construção do pensamento de dramaturgia e da improvisação na cena contemporânea em dança. Foi possível identificar que os precursores da conceituação e utilização do termo dramaturgia são os mesmos precursores do fazer improvisacional utilizado nos processos de criação e apresentação da cena dançada. Princípios como o cuidado com a tessitura dos sentidos na composição, a valorização da autonomia do sujeito que dança, o uso da técnica como um elemento não hierárquico, entre outros, foram elencados nessa pesquisa como fator comum na história da improvisação e da dramaturgia na dança.

Biografia do Autor

Mariane Araujo Vieira, Universidade Federal de Uberlândia
Mestranda em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFU. Artista, integrante do Grupo de Estudos de Improvisação em Dança, Grupo Strondum e Cia IT.

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Publicado
2020-05-28
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança