Teatro performativo e micropolítica: quando o corpo range as memórias criam lugares

Resumo

O presente trabalho analisa o processo de criação das obras cênicas “1800 – o grito da família morta” (2017) e “1900 – o ranger da liberdade” (2019), desenvolvidas com integrantes do Zecas Coletivo de Teatro em Belém-PA. Estas obras serão revisitadas utilizando de três eixos de análise: (I) Performatividade em Féral (2015) sobre o teatro performativo e Cohen (2002) sobre a performance como linguagem; (II) Estudos da memória, em Nora (1993), quando fala sobre as problemáticas dos lugares e as noções de memória; e (III) a Micropolítica na perspectiva de Rolnik (1996;2018).  Esse exercício analítico-bibliográfico, também, destaca as artes cênicas performativas como potência para criações de obras cênicas desalienantes.

Biografia do Autor

Paulo César Sousa dos Santos Junior, Universidade Federal do Pará

Mestrando em artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, na linha de pesquisa Poéticas e Processos de Atuação em Artes. Integrante do Zecas Coletivo de Teatro e do Grupo de Pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq. Ator, performer e diretor de teatro. paulocesarjrr@gmail.com

Robson Farias Gomes, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará - PPGArtes/UFPA, na linha de pesquisa Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes. Especialista em Educação, Diversidade e Cidadania - FAEL/PR. Bailarino e professor de filosofia. robsongomes_15@hotmail.com

Referências

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FÉRAL, Josette. Pour une théorie des ensembles flous. Theatre Research in Canada / Recherches théâtrales Au Canada, 16, 1995.

JUNG, Carl. O homem e seus símbolos. 6. ed. São Paulo: Nova Fronteira, 1964.

LE GOFF, Jaques. História e memória. São Paulo: UNICAMP, 2013.

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NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. São Paulo: Projeto história, n.10. 1993.

PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. São Paulo: Editora perspectiva, 1996.

PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.

RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis performativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não descafetinada. São Paulo: N-1 edições, 2018.

ROLNIK, Suely; GUATTARI, Felix. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

SALES, Cecilia. Gesto inacabado. São Paulo: Intermeios, 2011.

Publicado
2020-05-28
Seção
Estudos da Performance