Entrelaços entre o yoga e a dança contemporânea: estudo sobre a prática do yoga na preparação corporal do bailarino contemporâneo

  • Isabela Berto Tescarollo Universidade Estadual de Campinas
  • Holly Elizabeth Cavrell Universidade Estadual de Campinas
  • Melina Scialom Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O seguinte artigo tem o intuito de apresentar o percurso de pesquisa de Iniciação Científica que venho realizando sobre a prática do yoga na preparação corporal do bailarino contemporâneo (realizado entre agosto de 2017 a julho de 2018) até chegar em minha pesquisa atual sobre a relação entre a preparação corporal do bailarino e a criação coreográfica. Em primeiro lugar apontarei os questionamentos que fundamentaram a escolha do tema do projeto bem como suas diretrizes. Em seguida discorrerei sobre o desenvolvimento da pesquisa, pontuando as questões chaves e a metodologia utilizada. Por fim, discorro sobre os resultados e novos questionamentos abertos por esta pesquisa.

Biografia do Autor

Isabela Berto Tescarollo, Universidade Estadual de Campinas
Graduanda em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrou (2017 a 2019) o grupo de dança Meandros, do projeto de extensão da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.
Holly Elizabeth Cavrell, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado na NYU na Gallatin School for Individualized Study. Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, graduada em Comunicação e Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora da Universidade Estadual de Campinas, Programa da Pós-Graduação Artes da Cena.

Melina Scialom, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, UNICAMP. Doutora em Dança pelo Departamento de Dança da Universidade de Roehampton. Mestre em Artes Cênicas pela UFBA. Bacharel em Dança e Licenciada em Artes pela UNICAMP.

Referências

BERNARD, Michel. Les nouveaux codes corporels de la danse contemporaine. In: PIDOUX, Jean-Yves (Org.). La danse, art du XX siècle. Lausane: Payot Lausanne, 1990. p. 68-76. Tradução: Henrique Rochelle.

CAVRELL, Holly Elizabeth (Ed.). Dando corpo à história. Campinas: Editora Prismas, 2015. 259 p.

FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Contrapontos, Rio de Janeiro, v. 3, p.321-326, set. 2010.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no College de France (1981-1982). Direção de François Ewald, Alessandro Fontana; Edição de Frederic Gros. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006. 680 p. (Tópicos). Inclui bibliografia e indices. ISBN 8533623445 (broch.)

IYENGAR, B.K.S. Luz na vida. São Paulo, SP: Summus, 2007. 344 p. ISBN 9788532303561.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução de Rute Alves Pereira e Costa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. 400 p. ISBN 9789898327017.

QUILICI, Cassiano Sydow. O treinamento do ator/performer: repensando o “trabalho sobre si” a partir de diálogos interculturais. Urdimento (UDESC), v. 19, 2012.

QUILICI, C. (2014). O campo expandido: arte como ato filosófico. Sala Preta, 14(2), 12-21.

ROCHA, Thereza. O que é dança contemporânea? A narrativa de uma impossibilidade. Ensaio Geral, Belém, v. 5, n. 3, p.121-131, jun. 2011.

RODRIGUES, Graziela. Dança em foco I: por que dançar?. Material didático (Grupo Gestor de Projetos Educacionais do Gabinete do Reitor). Campinas, SP: UNICAMP, 2007.

SCIALOM, Melina. Dramaturgia na dança: práxis de Rudolf Laban como base para o trabalho dramatúrgico em dança. In: PAIS, Ana; PRAXEDES, Gerson (Org.). Caderno do GIPE-CIT Ano 20 N. 37 - 2016.2: processos criativos: dramaturgias, materiais e improvisação. 37. ed. Bahia: Ppgac, 2016. p. 145-166.

Publicado
2020-05-28
Seção
Pesquisas de Graduação