As dance constructions de Simone Forti: uma leitura a partir do conceito de dispositivo

  • Verônica Teodora Pimenta Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Por meio da pesquisa de doutorado intitulada, provisoriamente, Didática de Invenção na Improvisação em Dança, o texto aborda as Dance Constructions de Simone Forti como possíveis pontos de partida para uma reflexão sobre a improvisação em dança contemporânea. Esses trabalhos, estreados no início da década de 1960, foram concebidos a partir da aproximação entre a dança e escultura, em abordagens que destacavam a arte no seu processo de criação. Pergunta-se: por que esses materiais, tidos como efêmeros em seu contexto original, permanecem como referência não só para o estudo do repertório de Simone Forti como da improvisação em dança? A metodologia de trabalho consiste em revisão bibliográfica e leitura crítica e interpretativa das Dance Constructions. O objetivo é identificar elementos que permitam qualificar a improvisação em dança e o trabalho com o instante nas obras: Huddle, Slant Board, Platforms, See-Saw, Rollers Boxes, Accompaniment for La Monte’s 2 Sounds e Hangers. Por sua vez, as estratégias de improvisação em dança são perspectivadas a partir do entendimento de composição em tempo real desenvolvido pelo artista João Fiadeiro e do conceito de dispositivo em Michel Foucault e Gilles Deleuze. Segundo a presente leitura, nessas obras de Simone Forti o ato compositivo em dança é proporcionado por um conjunto de aparatos caracterizados pela proposição de roteiros de ação e tarefas a serem cumpridas pelos dançarinos.

Biografia do Autor

Verônica Teodora Pimenta, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

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Publicado
2020-05-28
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança