Esse cara jogou viado no bicho, mas deu vaca!: a recepção performativa das transgeneridades

Resumo

O texto contém a apresentação de tese de doutorado defendida em 2018 sobre a performatividade transgênera. A partir das categorias do reconhecimento recíproco e da recepção teatral, a autora investiga de que maneira a leitura estética das transgeneridades na sociedade performa a agressividade como paralaxe de um reconhecimento fragilizado da cisgeneridade. A percepção de si enquanto espectadora teatral das transgeneridades pode estimular novos processos de transição de gênero? A pesquisa-depoimento procura desvelar nodos atuantes no jogo de gênero cujas matizes sociais trazem consigo a força propulsora que, no caso, alimentaram o caminho da artista-educadora em criações na arte da performance.

Biografia do Autor

Dodi Tavares Borges Leal, Universidade Federal do Sul da Bahia
Professora Adjunta do Centro de Formação em Artes e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia. Doutora em Psicologia Social (IP-USP). Bacharel em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP).

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, Ed.34, 2003.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

DELEUZA, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

DESGRANGES, Flávio. A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.

DESGRANGES, Flávio. O desejo dos outros: aspectos da relação entre teatro e público na contemporaneidade. Moringa: Artes do Espetáculo, vol.5. João Pessoa: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, 2014.

FABIÃO, Eleonora; LEPECKI, André. Ações. Rio de Janeiro: Tamanduá Arte, 2015.

ISER, Wolfgang. Rutas de la interpretación. México: FCE, 2005.

LEAL, Dodi. De trans pra frente. São Paulo: Patuá, 2017.

LEAL, Dodi. Performatividade transgênera: equações poéticas de reconhecimento recíproco na recepção teatral. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018a.

LEAL, Dodi. Gênero e educação: processos cis e trans de autodesignação identitária e de leitura expressiva. Revista Agreste - Agrupamento de Estudos Excêntricos, 2018b.

LEAL, Dodi. MOSTAZO, João A desnaturalização da cisgeneridade: impasses e performatividades. São Paulo: SSEX BBOX - Sexuality out of the box, 2017. Publicado em: 17/04/2017. Disponível em: http://www.ssexbbox.com/2017/04/17/a-desnaturalizacao-da-cisgeneridade-impasses-e-performatividades/. Acesso em: 06 set. 2017.

MÃE, Valter Hugo. Contos de cães e maus lobos. Porto: Porto Editora, 2015.

PAVIS, Patrice. La mise en scène contemporaine: origines, tendances, perspectives. Paris: Armand Colin, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SIMÕES, Giuliana. Estética da recepção: a experiência moderna nas entrelinhas do teatro brasileiro. Sala Preta, vol.8. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2008.

Publicado
2020-05-28
Seção
Mulheres da Cena