Chamada para dossiê – Call for Papers

2020-06-18

A "virada global" como um futuro disciplinar para a História da Arte

As discussões sobre a "virada global" na História da Arte estão ganhando cada vez mais espaço. Desde o final do século passado, os historiadores da arte voltaram seus procedimentos e métodos para aprofundar as conexões, trocas, interdependências, mobilidade e culturas visuais compartilhadas entre grupos geograficamente diversos. As pesquisas realizadas nesse contexto abriram novos caminhos para materialidades, obras e objetos pouco estudados ou conhecidos. É cada vez mais necessário incentivar a pesquisa que conecte as várias regiões e formas culturais. Como os insights de estudos regionais e locais podem ser integrados em uma rede internacional inclusiva de atividades acadêmicas? Convidamos propostas teóricas criativas e estudos de caso estratégicos de todos os campos, locais e épocas para prever um futuro para a história da arte global, concentrando-nos em conectividades, diferenças culturais negociadas e processos históricos dinâmicos. Esse futuro disciplinar resiste à lógica da globalização econômica, evita o enquadramento nacional de seus objetos de investigação, evita hierarquias de gênero, rejeita o presentismo histórico e põe em causa reivindicações não examinadas de universalidade.

Prazo de submissão: 30 de abril de 2021.

Organizadoras: Flavia Galli Tatsch (Universidade Federal de São Paulo); Claire Farago (University of Colorado Boulder).


The "global turn" as a disciplinary future for Art History

Discussions about the "global turn" in Art History are gaining more and more space. Since the end of the last century, art historians have turned their procedures and methods towards deepening the connections, exchanges, interdependencies, mobility and visual cultures shared between geographically diverse groups. The researches carried out in this context opened new paths for materialities, works and objects little studied or known. It is increasingly necessary to encourage research that connects the various regions and cultural forms. How can the insights of regional and local studies be integrated into an inclusive international network of scholarly activity? We invite creative theoretical proposals and strategic case studies from all fields, places, and times to envision a future for global art history by focusing on connectivities, negotiated cultural differences, and dynamic historical processes.  Such a disciplinary future resists the logic of economic globalization, avoids the national framing of its objects of investigation, eschews hierarchies of genre, rejects ahistorical presentism, and puts into question unexamined claims to universality.

Submission deadline: April 30, 2021.