Entre o corpo, a arquitetura e a fabulação: conectivos invisíveis e cartografias imaginárias a partir da “Galeria Psicoativa –Tunga” em Inhotim

  • Vanessa Seves Deister de Sousa - Universidade Estadual do Centro-Oeste Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR

Resumo

Neste trabalho serão analisadas as relações entre o espaço arquitetônico do Pavilhão psicoativo - Tunga, localizado no Instituto Inhotim, com alguns objetos permanentemente expostos em seu interior sob a ótica do corpo em transformação. Uma vez que as obras do instituto também fazem parte de livros e de narrativas ficcionais criadas pelo artista, além de exposições anteriores à abertura do espaço expositivo, a presente análise buscará explorar a teia de inquietas potencialidades de interpretações que desdobram das obras dentro da concepção autorreferente/rizomática que Tunga propõe em sua poética. Esta abordagem analítica é fruto da pesquisa intitulada Instauração e Alquimia: o corpo em transmutação nos trabalhos de Tunga realizada entre os anos de 2014 e 2016 junto ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNICAMP.  

Biografia do Autor

Vanessa Seves Deister de Sousa - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR

Mestre em Artes Visuais. Professora visitante do departamento de Arte da Universidade Estadual do Centro-Oeste e professora do colegiado de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Campo Real. 

Publicado
2018-05-16
Seção
Ex-posições / Resenhas