Arte versus Cultura: a exibição dos objetos da Sala de África do Museo de Culturas del Mundo de Barcelona

Resumo

Este trabalho considera o cenário museológico europeu contemporâneo como ponto de partida para o debate sobre como coleções etnográficas vêm sendo reinterpretadas e exibidas sob novas condições. A Sala de África do Museo de Culturas del Mundo de Barcelona (MCM) é aqui tomada como caso que aglutina percepções contrastantes sobre o que se considera que museus como este devem ser, como devem lidar com as coleções que possuem, a quem se dirigem e em que medida criam pontes com os campos de pesquisa que acionam. Arte, antropologia e museologia compõem o universo de disputas que envolveu a criação do MCM na Catalunha em 2015.

Biografia do Autor

Renata Montechiare - Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Flacso Brasil
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Mestre em Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ (2009). Graduada em Produção Cultural pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (2005). Pesquisadora do Núcleo de Antropologia dos Objetos e do Laboratório de Antropologia da Arquitetura e Espaço (http://www.laares-ufrj.com/). Coordenadora do Programa Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais - Flacso Brasil. Trabalha com temas relacionados à produção cultural, cultura e educação, patrimônio e museus. Atualmente desenvolve pesquisa nas áreas de antropologia, museus, patrimônios, coleções e objetos, com especial atenção aos museus de antropologia na Espanha.
Publicado
2019-10-13
Seção
Dossiê - Canibalismos Disciplinares. Entre a História da Arte e a Antropologia: museus, coleções e representações