Apresentação

  • Bruno Brulon
  • Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Programa de Pós-graduação em Arte - Universidade de Brasília, Brasil

Resumo

Na esteira do livro “Canibalismes disciplinaires" de Thierry Dufrêne e Anne-Christine Taylor e inspirados pelo “Simpósio História da Arte e Antropologia”, organizado pelo Museu do Quai Branly (Paris), em 2006, além dos trinta anos da discutida exposição “Magiciens de la Terre”, de 1989,em suas repercussões para os museus e exposições de arte na França bem como em países não europeus, o presente dossiê acolheu investigações de pesquisadores da história da arte, das ciências sociais e da museologia preocupados com as relações, as conexões, os conflitos e as contradições operadas pelas narrativas e representações contemporâneas produzidas na intercessão entre a antropologia e a arte; privilegiando objetos, processos, eventos e instituições que navegam entre as duas áreas, num processo de canibalismos mútuos entre essas duas práticas disciplinares. Nestas intersecções, a museologia é a terceira chave deste relacionamento pois opera com as transformações dos objetos, investindo-os em processos singulares e próprios do campo, abarcados pela noção de musealização, um ato simbólico e criativo que produz sentidos e cria valores. 

Publicado
2019-09-29
Seção
Dossiê - Canibalismos Disciplinares. Entre a História da Arte e a Antropologia: museus, coleções e representações