Cícero Dias em Lisboa, "uma poética e imaginada visão da realidade"
Resumo
Com a proximidade da Segunda Guerra Mundial, dentre os artistas brasileiros que residiam na Europa, Cícero Dias é o único que não retorna ao Brasil e decide manter sua estada em Paris. Em 1942, torna-se prisioneiro dos alemães e diante disso é conduzido para Baden-Baden. Posteriormente é enviado para Vichy, e meses depois segue para Lisboa, onde permanecerá por alguns anos. Em Lisboa, sua obra vai atravessar uma outra fronteira, mas onde tudo isso a conduz? Interessou-nos analisar as transformações que se operaram no campo imagético de Cícero Dias tendo como fio condutor as exposições em que participou, as mostras individuais que organizou e a recepção da obra pela crítica, no período em que residiu em Portugal, entre 1942 e 1945.
Copyright (c) 2020 MODOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviar o artigo para submissão, o autor automaticamente cede os direitos de publicação à Revista MODOS. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores.
Declaration of copyrights: When sending an article for submission, the author automatically concedes the publishing rights to MODOS Journal. The content of the articles is responsibility of the authors.