Manifesta e Vila Sul: diásporas, deslocamentos e migrações através de eventos e programas de arte contemporânea
Resumo
A partir de informações on line e pesquisa in loco, o texto apresenta uma reflexão sobre dois grupos de ações e trabalhos que configuram dois formatos de discussão e produção da arte contemporânea: a Manifesta (evento bianual itinerante realizado na Europa desde 1996) e o Vila Sul (programa de residências do Goethe-Institut Salvador-Bahia). Nos dois casos, realizamos uma breve contextualização das modalidades de exposição temporária e de residências artísticas, respectivamente. Na sequência, a modo de diagnóstico, examinamos as contribuições de cada edição da Manifesta na configuração de uma plataforma de debate, produção e promoção artística, e um balanço dos três primeiros anos de atividades do programa Vila Sul e suas consequências. Finalmente apontamos perspectivas para as próximas edições anunciadas da Manifesta em 2020 e 2022 e do Vila Sul para 2020, ressaltando-se a relevância das práticas colaborativas e os desdobramentos dos intercâmbios internacionais na atualidade.
Copyright (c) 2020 MODOS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviar o artigo para submissão, o autor automaticamente cede os direitos de publicação à Revista MODOS. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores.
Declaration of copyrights: When sending an article for submission, the author automatically concedes the publishing rights to MODOS Journal. The content of the articles is responsibility of the authors.