Em louvor das impurezas na historiografia da arte: Ernesto de Sousa e o estudo da escultura portuguesa
Resumo
O presente artigo foca-se nas investigações de Ernesto de Sousa (1921-1988), artista e teórico da arte, em torno da escultura portuguesa. Argumenta-se que a pesquisa que realizou, quer pelas vertentes em que se desenrolou quer pelas metodologias utilizadas, apresenta ecos warburguianos evidentes e, consequentemente, deve ser inserida numa historiografia da arte alternativa, que aqui se conceptualiza através do conceito de impurezas. Desenvolvendo um modo distinto de perspetivar a arte portuguesa, baseado quer numa diferente perceção do tempo histórico quer no nivelamento entre arte popular e arte erudita, Ernesto de Sousa inaugura um novo caminho na historiografia artística portuguesa.
Copyright (c) 2020 MODOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviar o artigo para submissão, o autor automaticamente cede os direitos de publicação à Revista MODOS. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores.
Declaration of copyrights: When sending an article for submission, the author automatically concedes the publishing rights to MODOS Journal. The content of the articles is responsibility of the authors.