Sobre o selo de Aby Warburg: fronteiras, trânsitos e retornos

  • Vera Pugliese Universidade de Brasília

Resumo

O artigo discute aspectos teóricos, culturais e poéticos das condições de realização do projeto Idea vincit face à obra de Aby Warburg, a partir de três eixos que também se entretecem com o Bilderatlas Mnemosyne. Primeiramente, é explorado o conceito de fronteira, a partir do qual são cotejados elementos operatórios que emergem do projeto do selo para pensar o olhar de Warburg sobre o passado e o presente. Em seguida, o conceito de trânsito de imagens e modelos é pensado a partir da obra de Warburg, intimamente ligado ao de deslocamento epistemológico. Por fim, são discutidos elementos depreendidos da obra de Warburg e do olhar sobre ela, no que concerne ao Idea vincit, a partir do retorno de Warburg ao antigo e do atual retorno da historiografia da arte à sua obra, em diálogo com o conceito operatório do retorno crítico em Warburg, segundo a acepção do jogo entre imagem e tempo que lhe oferece Georges Didi-Huberman.

Biografia do Autor

Vera Pugliese, Universidade de Brasília
É Professora Adjunta II na Área de Teoria e História da Arte do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (desde 2010), atuando também no PPG-Arte-VIS/IdA/UnB. Doutora e Mestre em Arte na Linha de Pesquisa de Teoria e História da Arte (UnB), lecionou em IES em São Paulo (1993-1999) e Brasília (2000-2009). Atualmente coordena o Laboratório de Teoria e História da Arte – LaTHA/VIS/IdA/UnB.
Publicado
2020-10-12
Seção
Dossiê - O retorno a Aby Warburg no discurso historiográfico artístico contemporâneo