Sobre o selo de Aby Warburg: fronteiras, trânsitos e retornos
Resumo
O artigo discute aspectos teóricos, culturais e poéticos das condições de realização do projeto Idea vincit face à obra de Aby Warburg, a partir de três eixos que também se entretecem com o Bilderatlas Mnemosyne. Primeiramente, é explorado o conceito de fronteira, a partir do qual são cotejados elementos operatórios que emergem do projeto do selo para pensar o olhar de Warburg sobre o passado e o presente. Em seguida, o conceito de trânsito de imagens e modelos é pensado a partir da obra de Warburg, intimamente ligado ao de deslocamento epistemológico. Por fim, são discutidos elementos depreendidos da obra de Warburg e do olhar sobre ela, no que concerne ao Idea vincit, a partir do retorno de Warburg ao antigo e do atual retorno da historiografia da arte à sua obra, em diálogo com o conceito operatório do retorno crítico em Warburg, segundo a acepção do jogo entre imagem e tempo que lhe oferece Georges Didi-Huberman.
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