A expografia de Lina Bo Bardi como mesa de montagem: transparências, opacidades e genealogias

  • Vera Pugliese - Universidade de Brasília Universidade de Brasília

Resumo

O artigo investiga a relação entre a fisiologia e a eficácia da expografia da pinacoteca do Museu de Arte de São Paulo – MASP [1968], confrontando a montagem da exposição com outros discursos com os quais o projeto expográfico dialoga. Sua hipótese é que a concepção do projeto de Lina Bo Bardi constitua um ponto de inflexão de diferentes noções de genealogia e historicidade, entre os pensamentos historiográfico-artístico e expográfico. Para tal, o texto discute a possibilidade de compreender este projeto como mesa de montagem, segundo a acepção de Georges Didi-Huberman e quais seriam possíveis desdobramentos e implicações desta associação.

Biografia do Autor

Vera Pugliese - Universidade de Brasília, Universidade de Brasília
É Professora Adjunta II na Área de Teoria e História da Arte do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (desde 2010), atuando também no PPG-Arte-VIS/IdA/UnB. Doutora e Mestre em Arte na Linha de Pesquisa de Teoria e História da Arte (UnB), lecionou em IES em São Paulo (1993-1999) e Brasília (2000-2009). Atualmente coordena o Laboratório de Teoria e História da Arte – LaTHA/VIS/IdA/UnB.
Publicado
2017-04-30
Seção
Dossiê - Genealogias Possíveis: arquivo, exibição e circulação.