Almoços partilhados, amores não correspondidos e conversas inacabadas. Quotidiano e arte contemporânea

  • Margarida Brito Alves Instituto de História da Arte, Departamento de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa. http://orcid.org/0000-0002-0563-7743
  • Bruno Sousa Marques - Universidade Nova de Lisboa IHA/FCSH/NOVA Instituto de História de Arte, Faculdade de Ciências e Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa http://orcid.org/0000-0001-9693-0090

Resumo

A tentativa de fixar o trivial, de dar visibilidade ao aparentemente banal e de, assim, recusar que o quotidiano se dilua no esquecimento é um dos traços que podemos identificar em muitas das propostas artísticas que têm vindo a ser desenvolvidas, sobretudo desde o segundo pós-guerra. Esta produção privilegia um renovado contacto com a realidade e traduz-se através da apropriação, utilização e problematização das suas matérias, dos seus objectos e dos seus gestos - como se tornou particularmente evidente na Pop Art ou no Nouveau Réalisme, mas também nas diferentes dinâmicas performativas que se consubstanciaram ao longo das décadas seguintes e que continuam a ser exploradas na actualidade. Partindo da década de 1960, e tomando como referência a produção de diferentes artistas que recuperaram acções muitas vezes consideradas como anónimas ou residuais (Lefebvre 1947), este artigo procura problematizar o quotidiano nas práticas artísticas contemporâneas.

Biografia do Autor

Margarida Brito Alves, Instituto de História da Arte, Departamento de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.

Margarida Brito Alves é doutorada em História da Arte Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – onde é Professora Auxiliar no Departamento de História da Arte. É coordenadora do Grupo de Estudos de Arte Contemporânea do Instituto de História da Arte(IHA/FCSH-UNL) e autora dos livros A Revista Colóquio / Artes (Lisboa: Colibri, 2007 – Prémio José de Figueiredo/ Academia Nacional de Belas-Artes 2008) -, e O Espaço na Criação Artística do Século XX. Heterogeneidade. Tridimensionalidade. Performatividade. (Lisboa: Colibri, 2012).

CV completo:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7531319587672123

 

 

Margarida Brito Alves holds a PhD in Contemporary Art History from the Faculty of Social Sciences and Humanities of Universidade Nova de Lisboa (2011), where she is an Assistant Professor at the Department of Art History. She is also the coordinator of the Contemporary Art Studies research group of the Art History Institute (IHA/FCSH-UNL), and authored the books A Revista Colóquio / Artes (Lisboa: Colibri, 2007) – José de Figueiredo/ Portuguese National Academy of Fine Arts Award 2008 –, and O Espaço na Criação Artística do Século XX. Heterogeneidade. Tridimensionalidade. Performatividade. (Lisboa: Colibri, 2012).

For a complete CV see:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7531319587672123

 

Bruno Sousa Marques - Universidade Nova de Lisboa, IHA/FCSH/NOVA Instituto de História de Arte, Faculdade de Ciências e Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa

Bruno Marques (1975, Huambo, Angola) é, desde 2016, Professor Auxiliar Convidado do departamento de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2014, bolseiro de pós-doutoramento no Instituto de História da Arte da mesma faculdade. O seu projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, intitula-se “Género e políticas da sexualidade na arte contemporânea portuguesa (fotografia, cinema e performance)” [RH / BPD / 93234/2013]. Membro integrado e da Comissão Científica do Instituto de História de Arte/UNL, onde coordena o núcleo Photography and Film Studies pertencente ao grupo Contemporary Art Studies (CASt). É membro da equipa do Projecto FCT “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)” [PTDC/CPC-HAT/4533/2014].  Doutorado em História da Arte Contemporânea pela FCSH/UNL. Investigador bolseiro pela FCT no mestrado (2002-2003) e doutoramento (2005-2009). Docente conferencista na FCSH/UNL (dep. História de Arte e Escola de Verão) entre 2009 e 2013, colaborando actualmente na organização e leccionação do curso de Doutoramento em História de Arte (2016/17). Integra desde 2014 a equipa de investigadores do Programa de Doutoramento em Estudos Artísticos/FCSH (coord. João Mário Grilo) financiado pela FCT. Regente das Unidades Curriculares de História de Arte, Património Cultural e de Museologia Cultura e Civilizações do ISCE (2010-2015). Leccionou na ESAD.CR, no curso da licenciatura em Artes Plásticas (2014). Comissariou várias exposições, tendo sido vencedor da Iniciativa Novos Comissários 2008. É autor do livro Mulheres do Século XVIII. Os Retratos (2006). Coordenou os livros Sobre Julião Sarmento (Quetzal, 2012) e Arte & Erotismo (EAC/IHA-UNL, 2012, com Margarida Acciaiuoli). Co-organizou o congresso internacional Arte & Erotismo (FCSH-UNL, 2012), o colóquio Arte.Crítica.Política (Goethe-Institut, Lisboa / FCSH-UNL, 2014), as jornadas Envelhecimento, Espaços Culturais e Arte Contemporânea (Culturgest, 2016) e o simpósio Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas? (Museu Colecção Berardo, 2016). Assinou diversos textos sobre arte contemporânea e cinema em catálogos de exposições, em revistas da especialidade e em livros académicos sobre diversos criadores, entre os quais Andy Warhol, Balthus, Standley Kubrick, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, Lourdes Castro, Vasco Araújo, Costa Pinheiro ou Nadir Afonso. Colabora com o Serviço Educativo da Culturgest desde 2005.

Publicado
2018-01-15
Seção
Artigos - Colaborações