Apresentação

Maria de Fátima Morethy Couto - Universidade Estadual de Campinas, Paulo Reis - Universidade Federal do Paraná (organizadores)

Resumo


Da adversidade vivemos! – assim finalizou o artista Hélio Oiticica, em tom de alerta e revolta, o manifesto de apresentação da exposição Nova Objetividade Brasileira, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em abril de 1967. Esta mostra marcou um momento decisivo para a arte brasileira na proposição de um comprometimento político dos artistas e críticos na época. Inserida num conjunto de exposições do período que promoviam um diálogo crítico com a realidade nacional, ela provocou uma reflexão sobre um conceito crítico e operacional de vanguarda. Celebrando seu cinquentenário, este dossiê visa reunir textos que analisem e discutam seu significado ou que tratem do campo da arte e da cultura no Brasil e na América do Sul na segunda metade dos anos 1960. Qual o papel da arte de vanguarda e da contracultura em países sob ditadura? Quais as brechas de uma experimentação artística e de costumes em regimes repressivos e violentos?

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DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v1i3.893

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