Apresentação

  • Maria de Fátima Morethy Couto - Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Reis - Universidade Federal do Paraná (organizadores)

Resumo

Da adversidade vivemos! – assim finalizou o artista Hélio Oiticica, em tom de alerta e revolta, o manifesto de apresentação da exposição Nova Objetividade Brasileira, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em abril de 1967. Esta mostra marcou um momento decisivo para a arte brasileira na proposição de um comprometimento político dos artistas e críticos na época. Inserida num conjunto de exposições do período que promoviam um diálogo crítico com a realidade nacional, ela provocou uma reflexão sobre um conceito crítico e operacional de vanguarda. Celebrando seu cinquentenário, este dossiê visa reunir textos que analisem e discutam seu significado ou que tratem do campo da arte e da cultura no Brasil e na América do Sul na segunda metade dos anos 1960. Qual o papel da arte de vanguarda e da contracultura em países sob ditadura? Quais as brechas de uma experimentação artística e de costumes em regimes repressivos e violentos?
Publicado
2017-09-03
Seção
Dossiê - Da adversidade vivemos!