Um projeto mais amplo de cidade: a memória de Lina Bo Bardi por Renata Lucas

  • Luciana Benetti Marques Valio - Universidade Estadual de Campinas Pesquisadora independente

Resumo

O presente artigo propõe a reflexão sobre dois trabalhos da artista Renata Lucas, Projeto Casa de Vidro (2013) e Aqui havia um projeto de cidade (2017), com o intuito de analisar como a artista discute e fricciona seus trabalhos em relação ao espaço onde se inserem, no caso, os espaços são as obras da arquiteta Lina Bo Bardi, respectivamente, Casa de Vidro e MASP. A presente análise parte da apresentação do uso dos espaços públicos, compreendendo a obra de Lina Bo Bardi como um espaço para encontros e confrontos, e apresenta o trabalho de Renata Lucas como uma fricção a respeito da questão da urbanização da Avenida Paulista e os usos (privados) do espaço coletivo. Assim, a memória de Lina Bo Bardi é ativada no Projeto Casa de Vidro (2013) com a ênfase na questão do vidro, como material utilizado por Lina Bo Bardi, e a sua relação com a Casa/instituição. Renata Lucas ao referir-se à memória de Lina Bo Bardi considera que a arquiteta tinha um projeto civilizatório, assim, a artista, ao criar uma fricção com um tempo desconhecido, traz para o presente um fantasma de uma possível cidade.

Biografia do Autor

Luciana Benetti Marques Valio - Universidade Estadual de Campinas, Pesquisadora independente
Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - IA/UNICAMP (bolsa CAPES), no qual realizou a pesquisa sobre as práticas artísticas de Renata Lucas, com ênfase na inserção destas práticas no espaço público. Atuou como Professora Substituta (Processo Seletivo Emergencial) na Disciplina Escultura II, do Curso de Artes Visuais do IA/UNICAMP, durante o 1º semestre letivo de 2016. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Estratégias Expositivas do Desenho em Arte Contemporânea, foi, também, participante do Grupo de Pesquisa Arte e Cidade, ambos os projetos credenciados ao CNPq. Realizou Mestrado em Cultura e Informação, na ECA/USP, no qual pesquisou a exposição de arte como síntese do sistema da arte a partir do estudo das práticas avaliatórias em museus e instituições culturais (bolsa CNPq e FAPESP). Atuou junto ao Fórum Permanente: museus de arte - entre o público e o privado. No curso de Avaliação de Projetos e Programas Sociais (CEATS/FIA - FEA/USP) desenvolveu a monografia sobre a avaliação das exposições de arte da Bienal de São Paulo. Especializou-se em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas elaborando o planejamento estratégico da Fundação Matto Dentro, projeto para a gestão do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim em Campinas/SP. Bacharel (2001) e Licenciada (2003) em Educação Artística - Hab. em Artes Plásticas pela UNICAMP. Foi bolsista de Iniciação Científica (Serviço de Apoio ao Estudante - Unicamp) e monitora do Laboratório de Gravura, no Programa de Apoio Didático nas disciplinas: Gravura II; e Laboratório de Projetos e Pesquisas em Gravura; (bolsista FAEP-Unicamp) durante o período da Graduação.
Publicado
2018-05-16
Seção
Artigos - Colaborações