Modos de conectar em redes instáveis

  • Débora Aita Gasparetto - Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O objetivo do presente texto é refletir acerca dos modos conectar da arte, por meio de exposições ativistas on e off-line e das relações em rede entre o sistema da arte digital e da arte contemporânea, problematizando a rasa instrução sobre artes no Brasil, em tempos de oposições binárias e radicalismo. A metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e análise de dados, segue as propostas da TAR (Teoria do Ator-Rede) de Latour (2012), aqui aplicada para mapear ações ativistas que evidenciem as relações entre humanos e não humanos e pontos conectivos nesta rede. A construção de um Atlas Mnemosyne, a partir de Warburg (2015) contribui para diminuir as fronteiras entre o público e os sistemas da arte, construindo um diálogo interdisciplinar que propõe alternativas mais empáticas. O referencial teórico é pautado nas pesquisas de mestrado, doutorado e publicações recentes da autora, além de autores como o economista Rifkin (2016), o sociólogo e antropólogo Latour (2004, 2012), o historiador Warburg (2015), os filósofos Flusser (1998;2002), Agamben (2009), Zizek (2011), Simondon (2007) e Dewey (2010) e o biólogo Bachinski (2017). O texto não aponta conclusões fechadas, mas traz alguns pontos de conexão os quais permitem que o leitor tire suas próprias conclusões sobre o assunto.

Biografia do Autor

Débora Aita Gasparetto - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria
Professora Adjunta no Departamento de Desenho Industrial/UFSM (2015-). Profª Colaboradora junto ao PPGART/UFSM (2017-). Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/ UFRGS (2012 - 2016), em História, Teoria e Crítica de Arte, na linha de pesquisa Relações sistêmicas da arte, com bolsa CAPES/REUNI (2012-2015). Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM (2010-2012), na linha Arte e Tecnologia, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, com Bolsa CAPES. Débora é líder de pesquisa do Grupo Design|Ciência|Tecnologia/Cnpq, que abrange os projetos de pesquisa: NEUROCIÊNCIA E DESIGN DE INTERFACES: PROJETANDO PARA A INTERNET DAS COISAS (Iot)  e INTERAÇÃO HUMANO-ANIMAL-COMPUTACIONAL: PRODUÇÃO DE INTERFACES PARA GAMES, bem como do projeto de extensão: DESIGN + Seminário, festival de projetos interativos e laboratório livre. Débora é integrante do LABART/CNPq (Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea Tecnologia e Mídias Digitais), do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética e Cognição, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFSM (2005). Na área de Desenho Industrial desenvolve pesquisa em Interfaces Digitais. Na área de Artes Visuais trabalha em História e Teoria da Arte Contemporânea, com ênfase em Arte e Tecnologia Digital. Em 2014 publicou o livro "O 'curto-circuito' da arte digital no Brasil", projeto financiado pelo Pro-Cultura RS - FAC das Artes, o qual inclui a organização de entrevistas do e-book "Arte-ciência-tecnologia: o sistema da arte em perspectiva". Atuou como professora junto ao Curso de Comunicação Social UNIJUI-RS (2012).
Publicado
2018-05-16
Seção
Artigos - Colaborações