Sobre a Revista

Foco e Escopo

O objetivo desta publicação é se constituir num espaço destinado a estimular o debate intelectual e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que elegem a música popular como objeto de estudo. Pretende-se, portanto, contribuir para a consolidação de um novo campo acadêmico, de cunho multidisciplinar, que vem se formando nas últimas décadas, cuja finalidade é aprofundar a investigação sobre a música popular, um objeto que, devido à sua complexidade e ao seu caráter multidimensional, exige abordagens ancoradas em referenciais teóricos e metodológicos construídos a partir de várias epistemologias.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação das contribuições é realizada em fluxo contínuo na medida e ordem em que são submetidas. A MPR adota a avaliação pelo sistema de duplo-cego e, portanto, qualquer informação que possa identificar os autores deverá ser evitada.

O processo de avaliação é composto por três fases:
1. Pré-Seleção: realizada pelos Editores, avaliará se as contribuições cumprem as normas de submissão da MPR.
2. Avaliação de Mérito: realizada por pelo menos dois pareceristas, que não poderão pertencer à mesma instituição dos autores.
3. Edição e Publicação: realizada pelos editores, que farão a organização e edição final para publicação on-line

Para ser considerada aprovada, os dois pareceristas deverão indicar a contribuição para publicação. Caso haja discordância entre os pareceristas, a contribuição será enviada para um terceiro parecerista.

Havendo aprovação com modificações, os autores receberão prazo para efetuar as alterações sugeridas e re-submissão das contribuições. Neste caso, as contribuições serão novamente enviadas para os pareceristas, que avaliarão se as modificações foram efetuadas pelos autores.

Periodicidade

A MPR aceita contribuições originais na forma de artigos e resenhas para inclusão em dois números anuais. Edições especiais acerca de um tema específico poderão ser programadas. Os itens da revista serão publicados coletivamente, quando o sumário de uma determinada edição estiver pronto.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

Esta é uma publicação idealizada e produzida pelo grupo de pesquisa "Música Popular: História, Produção e Linguagem"

Fontes de Apoio

Agradecimentos à Seção de Apoio de Informática do Instituto de Artes pelo apoio técnico.

Histórico do periódico

Com o advento da indústria fonográfica no início do século XX, a música popular transformou-se no seu principal produto. Aos poucos, uma multiplicidade de manifestações musicais populares foi retirada dos seus espaços de origem - em geral marcados por formas comunitárias de sociabilidade e por práticas ritualísticas de caráter lúdico-religioso - e convertida em fonogramas.

Como produto, a música popular ganhou novos espaços de circulação e fruição. Hoje é praticamente impossível investigar a natureza da música popular sem considerar esse novo contexto. Devido ao alcance dos meios de comunicação, mesmo aquelas modalidades que ainda transitam por circuitos paralelos aos do mercado fonográfico parecem não totalmente isentas de influências do repertório de música gravada.

Com os objetivos de aprofundar a compreensão das origens e das transformações da música popular, e suas relações com a sociedade e investigar as matrizes musicais e culturais formadoras de diferentes estilos e linguagens musicais populares a partir de análises de seus elementos formais, intrínsecos ao material musical, e dos seus diferentes contextos históricos e sócio-culturais, foi criado em 2002 o grupo de pesquisa "Música Popular: História, produção e Linguagem" constituido por pesquisadores da Unicamp e formalizado no CNPq.

Esta Revista surgiu em 2012 como veículo para socializar a produção deste grupo bem como aglutinar e disseminar trabalhos de pesquisadores externos neste campo do conhecimento e em áreas afins. No mesmo ano, durante o processo de sua criação, foi feito um convite ao PPGM da UNIRIO para se agregar ao comitê editorial, do qual participa até hoje.