Notícias

Dossiê “Música popular nordestina e mercado (1950-2010)”

 
Em nome do corpo editorial da Música Popular em Revista (MPR) – publicação eletrônica, semestral, de circulação gratuita, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP e do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, convocamos todos interessados a submeter artigos que farão parte do Dossiê “Música popular nordestina e mercado (1950-2010)”, ano 6, volume 1. Através do tema, pretende-se refletir sobre as dimensões estética, política, econômica e histórico-social da música nordestina mediada pela indústria fonográfica e pelas novas mídias de divulgação. Serão aceitos artigos dentro da temática geral, em especial textos que discutam aspectos técnico-musicais internos às gravações, levando em consideração seu contexto de produção; problematizações que questionem a ideia dos múltiplos sentidos assumidos pela música popular nordestina ao longo do tempo; especificidades técnico-musicais (arranjo, interpretação, melodia, harmonia, ritmo e tecnologia) como mediação simbólica de identidade e ideologia.

O Dossiê está previsto para ser lançado em julho de 2019, de modo que os artigos deverão ser submetidos até 15 de abril de 2019.

Eduardo de Lima Visconti (Doutor em Música, professor do Departamento de Música da UFPE/Recife e do Programa de Pós-graduação em Música da UFPE (PPGM-UFPE)).

Gustavo Alves Alonso Ferreira (Doutor em História, professor do Departamento de Comunicação da UFPE/Caruaru e do PPGM-UFPE).

Organizadores do Dossiê  “Música popular nordestina e mercado (1950-2010)”, da Música Popular em Revista.
 
Publicado: 2019-02-18
 

Submissões em fluxo contínuo

 

Prezados pesquisadores,

Informamos que as submissões a nosso periódico estão acontecendo em fluxo contínuo. Eventuais chamadas de trabalhos acontecerão apenas para números especiais e/ou temáticos. Desse modo, convidamos a todos que possuem trabalhos ligados à música popular para que submetam seus artigos, resenhas, entrevistas ou traduções a nosso periódico no momento em que lhes for mais conveniente.

 
Publicado: 2015-09-23
 
1 a 2 de 2 itens