Esteroides x Serotonina: o gênero em dois renomados artistas de rap francês dos anos 2000

  • Karim Hammou Centre National de la Recherche Scientifique
  • Daniela Vieira dos Santos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Izadora Xavier do Monte Universidade Paris 8

Resumo

Diam’s e Booba são dois grandes artistas do rap francês dos anos 2000. Ambos venderam mais de um milhão de álbuns ao longo da década e adquiriram uma reputação que faz deles estrelas no mundo do rap e além. No entanto, eles têm imagens públicas distintas do ponto de vista do gênero. Enquanto a aparência de Diam’s foi intencionalmente remodelada para ser “mais feminina” a partir de 2002, o corpo de Booba foi alvo de um trabalho de musculação acompanhado de uma mise en scène cada vez maior do corpo musculoso do artista. A elaboração do gênero desses artistas é igualmente evidente por meio de suas letras e clipes. O presente artigo analisa a produção coletiva do gênero desses artistas (gendered artists), com uma atenção especial à contribuição dos intermediários culturais que se ocupam da recepção crítica. Mostra como as estratégias de marketing e a recepção crítica transforma em produto não apenas as produções musicais desses artistas, mas também suas imagens públicas como estrelas “generificadas” e racialisadas. O artigo mostra como o tratamento assimétrico de Diam’s, como mulher, e de Booba, como homem, ilustram o conceito de heterossexualização (musical).

Biografia do Autor

Karim Hammou, Centre National de la Recherche Scientifique
Pesquisador do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), membro do CRESPPA-CSU (Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, equipe Cultures et Sociétés Urbaines). Sua pesquisa combina sociologia do mundo artístico e sociologia das relações sociais de poder. Atualmente, trabalha sobre as lógicas de categorização musical, a exploração comercial de atributos minoritários na indústria cultural e a história das músicas racialisadas na França. Ele coordena o blog de pesquisa Sur un son rap (http://surunsonrap.hypotheses.org) e publicou em 2012 [2014], pela editora La Découverte, Une histoire du rap en France. 
Daniela Vieira dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Pós-doutoranda em Sociologia na Unicamp/IFCH, com estágio pós-doutoral junto à equipe do CSU-CRESPPA/CNRS. Bolsista da Fapesp.
Izadora Xavier do Monte, Universidade Paris 8
Doutoranda em Sociologia na Universidade Paris 8, membro da equipe Genre, Travail et Mobilités do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (GTM-CRESPPA)
Publicado
2018-01-19
Edição
Seção
Traduções