Cosmopolitismo e world music no Rio de Janeiro na passagem para o século XX

  • Cristina Magaldi Towson University

Resumo

O foco deste ensaio é a circulação internacional da música enquanto uma força globalizante que permitiu a criação de uma cultura cosmopolita no início do século XX. Meu principal objetivo é oferecer ideias sobre questões ligadas a identidades cosmopolitas e à música popular em geral, e no Rio de Janeiro em particular. Mais do que apresentar o repertório popular do início do século XX em seu potencial para exibir signos de “brasilidade”, mostro a emergência da música popular nessa cidade como parte de um contexto mais amplo de cultura urbana internacional. Estou mais interessada no cosmopolitismo musical emergente e nos primeiros exemplos da “world music” como modas internacionais efêmeras que podem oferecer uma alternativa às interpretações já desgastadas sobre o papel da música nas políticas identitárias do início do século XX no Brasil.

Biografia do Autor

Cristina Magaldi, Towson University
Cristina Magaldi é professora adjunta na Universidade de Towson. É autora de “Music in Imperial Rio de Janeiro: European Culture in a Musical Milieu” (2004), um livro que recebeu o prêmio Robert Stevenson da Sociedade Americana de Musicologia em 2005. Suas áreas de interesse incluem música popular, música do século XIX, música latino-americana, nacionalismos e identidades musicais. Suas publicações aparecem, entre outros, nos periódicos Popular Music, Latin American Music Review e Inter-American Music Review. A pesquisadora está completando um livro sobre música e cosmopolitismo no Rio de Janeiro ao final do século XIX.
Publicado
2013-07-13
Edição
Seção
Artigos