Para além das grandes gravadoras: percursos históricos, imaginários e práticas do “independente” no Brasil

  • Thiago Pires Galletta Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

Este artigo se propõe a analisar os diferentes matizes e sentidos associados historicamente ao termo e ao fenômeno “independente”, ao longo dos trajetos de desenvolvimento da produção fono­gráfica e musical brasileira. Simultaneamente, busca-se evidenciar o modo como o conjunto multiface­tado de sentidos e referências a respeito desta nomenclatura (gestados por processos e experiências concretizados em décadas passadas), permanece informando e servindo de parâmetro à articulação de discursos contemporâneos de artistas, produtores, jornalistas e público, quando estes se utilizam das expressões “cena independente” e “produção musical independente”. Tendo em vista o recente contex­to de grande impacto das tecnologias digitais e da internet sobre as esferas da produção, distribuição e consumo musical, o texto aponta para a relevância deste mapeamento das combinações entre “velhos” e “novos” sentidos, atribuídos ao fenômeno “independente”, no imaginário sócio-musical atual. A partir deste mapa, procura-se contribuir para a identificação de algumas pistas e elementos pertinentes aos novos caminhos e à reorganização econômica, política e estética da nossa música, em meio às acele­radas transformações contemporâneas em curso.

Biografia do Autor

Thiago Pires Galletta, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mestre em Sociologia pela Unicamp. Há mais de uma década desenvolve trabalhos como DJ, radialista, produtor cultural, pesquisador musical e educador (NCE/USP). O artigo apresentado é fruto de pesquisa, realizada com bolsa da FAPESP, sobre as reconfigurações da produção musical brasileira a partir do advento da internet, tendo como foco específico a destacada “cena paulistana do início dos anos 2010”.  Atualmente, vem se dedicando especialmente à investigação dos impactos socioculturais decorrentes da associação intensiva entre internet móvel e redes sociais online.
Publicado
2014-09-22
Edição
Seção
Artigos