O piano no grupo de choro: outras possibilidades

Resumo

Este artigo propõe um estudo de aspectos da prática do Choro ao piano, abordando questões idiomáticas do instrumento e enfocando principalmente contextos coletivos de performance dessa música, onde as principais funções de melodia e sustentação rítmico-harmônica do grupo sejam desenvolvidas por outros instrumentos. Dessa forma, o estudo apresenta recursos e elementos em que o pianista possa abordar numa performance junto a grupos de Choro de formações instrumentais variadas. Como material principal, foram analisadas performances, registradas em áudio (CDs) e vídeos, de dois pianistas importantes do cenário atual do choro: Cristóvão Bastos e Laércio de Freitas. Como ferramenta de auxílio na visualização e interpretação desses elementos, foi utilizado o processo de transcrição (considerado, no presente trabalho, como o registro de sons musicais através da notação musical tradicional), apresentadas juntamente com os áudios dos exemplos escolhidos. Foram utilizados também trechos de entrevistas feitas com pianistas abordados no artigo.

Biografia do Autor

Luísa Camargo Mitre de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Luísa Mitre é Mestre em Performance Musical e Bacharel em Música Popular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisa com enfoque nas áreas de: Piano Brasileiro, Música Popular Brasileira e Choro.

Referências

BASTOS, Cristóvão. Avenida Brasil. Lumiar Discos, 1996. CD.

______. Entrevista (concedida em 27maio de 2016). Entrevistador (a): Luísa Camargo Mitre de Oliveira. 01 arquivo. Formato MP3. (108 min). Rio de Janeiro, 2016.

CALDI, Alexandre. Os Contrapontos para Sax Tenor de Pixinguinha nas 34 Gravações com Benedito Lacerda-Primeiras Reflexões. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, abril, 1999.

CLÍMACO, Magda de Miranda. Alegres dias chorões: o Choro como expressão musical no cotidiano de Brasília anos 1960 – tempo presente. Tese (Doutorado em História) – UnB, Brasília, 2008.

FREITAS, Laércio de. Entrevista (concedida em 06 maio de 2016). Entrevistador (a): Luísa Camargo Mitre de Oliveira. 01 arquivo. Formato MP3. (60min). São Paulo, 2016.

_______. Fandangoso. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5NoX4m_jOK8>. Acesso em: 19 de abril de 2017.

______. São Paulo no Balanço do Choro - ao nosso amigo Esmê. Eldorado, 1980. LP.

GOMES, Hércules. Entrevista (concedida em 09 janeiro de 2016). Entrevistador (a): Luísa Camargo Mitre de Oliveira. 01 arquivo. Formato MP3. (85min). Belo Horizonte, 2016.

ITABORAHY, Patrícia. O piano como instrumento de orquestra na obra de Arthur Bosmans. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música - UFMG. Belo Horizonte, 2002.

MANCINI, Henry. Sounds and scores: a practical guide to professional orchestration. s/l: Northridge Music/All Nations Music, 1986.

OLIVEIRA, Luísa Camargo Mitre de. Uma Roda de Choro no piano: Práticas idiomáticas de performance a partir de gravações dos pianistas Cristóvão Bastos e Laércio de Freitas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, UFMG, Belo Horizonte, 2017.

PISTON, Walter. Orchestration. Londres: Victos Gollancz Ltda, 1969.

REFERÊNCIAS FONOGRÁFICAS

BASTOS, Cristóvão; NÓ EM PINGO DÁ’GUA, Grupo. Domingo na Geral. Lumiar discos, 2001. CD.

CARRILHO, Maurício. Choro Ímpar. Acari Record, 2007. CD.

DIAS, Andrea Ernest. Choros Amorosos. Fina Flor, 2010. CD.

ÉPOCA DE OURO, Conjunto. Época de Ouro: Dino 50 Anos. EMI, (LP/1987), (CD/2003).

PROVETA, Nailor. Brasileiro Saxofone. Acari Records, 2009.

RABELLO, Luciana. Luciana Rabello. Acari Records, 1999. CD.

Publicado
2019-08-29