Cena musical paulistana dos anos 2010 e o “novo artista da música” na produção independente brasileira pós-internet

  • Thiago Galletta Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Partindo de entrevistas com artistas e analisando a importância da cena musical paulistana dos anos 2010, enquanto proeminente polo criativo na música brasileira atual, o artigo discute algumas das principais reconfigurações que se operam – a partir do contexto digital recente – nos lugares ocupados pelos artistas e pelas cenas “independentes” na cadeia de produção e consumo musical. Serão analisados ainda, especialmente, os papéis simultâneos assumidos por estes artistas no cenário tecnológico e econômico emergente, enquanto “criado­res” de sua obra e como “gestores” e “comunicadores” de suas carreiras. Aqui se sublinhará tanto os novos potenciais produtivos e estéticos descortinados em meio a estas mudanças, co­mo também tensões entre estas atribuições e funções concomitantes, que não conviviam de modo tão imbricado em décadas anteriores.

Publicado
2018-08-26
Edição
Seção
Dossiê