A construção estilística do cavaquinho e os processos de transmissão musical no choro: a relação Álvares-Galdino-Canhoto

Resumo

Este artigo traz um recorte da dissertação (RIBEIRO, 2014) que se propôs a estudar a práxis de uma das maiores referências para o instrumento na música popular brasileira, analisando e descrevendo aspectos importantes da execução rítmica do músico para a caraterização de seu estilo a partir da audição de gravações realizadas ao longo de sua trajetória artística e profissional, relacionando o com o contexto sociocultural em diversos períodos de sua carreira. Neste recorte abordaremos a relação entre a construção estilista e a prática de importantes cavaquinistas pioneiros do choro, observada a partir do conceito de ordem sonora, do etnomusicólogo John Blacking, além da transformação de um estilo individual em referência para um gênero popular.

Biografia do Autor

Jamerson Farias Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutorando em Etnomusicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado
2019-08-29