O disco “Choro Frevado” de Antônio da Silva Torres: um lugar de memória para o choro pernambucano.

  • Maíra Macedo Moreira Conservatório Pernambucano de Música

Resumo

Esse artigo visa apresentar um estudo sobre o cavaquinista e compositor pernambucano Antônio da Silva Torres (1929-2005), que marcou presença regular na Rádio Clube de Pernambuco entre 1957 e 1964 em Recife. Graças à gravação do disco “Choro Frevado” pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) em 1985, o cavaquinista ganhou visibilidade exterior e consolidou um lugar na memória para o choro no Brasil. Desta forma, proponho uma reflexão sobre o modo como a memória local de um músico pode ser construída a partir de um disco que assume o papel de único testemunho material de sua obra. Recorro à etnografia histórica como método privilegiado uma vez que posso aceder a depoimentos na primeira pessoa, contando com a colaboração de vários músicos e outros protagonistas que conviveram com o cavaquinista. Teoricamente inspiro-me no trabalho de Pierre Nora (1984) e no seu conceito de “Lieux de Memoire” que, neste caso, será aplicado ao disco e ao saber de experiência revelado e guardado pelos músicos que conviveram com Antônio da Silva Torres.

Biografia do Autor

Maíra Macedo Moreira, Conservatório Pernambucano de Música

Maíra Macedo Moreira é professora de cavaquinho do Conservatório Pernambucano de Música no Brasil desde 2010 e do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) desde 2007. Licenciou-se em Música pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE em 2005 e possui pós-graduação em História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE (2006). Concluiu no ano de 2017 o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro-DECA tendo como universo de estudo o cavaquinista Pernambucano Silva Torres (Jacaré). Apresentou a comunicação “ Jacaré e o Choro no Recife: itinerários de um cavaquinista oculto” no XIV Congresso de laSociedad de Etnomusicologia– SIBE e no VII Encontro Nacional de Investigação em Música-ENIM em 2017 com o tema “O disco “Choro Frevado” de Antônio da Silva Torres: um lugar de memória para o choro pernambucano. Participou na X Jornadas de Jóvenes Musicólogos em abril de 2017 com a comunicação“O Choro Frevado de Silva Torres: a transformação do disco em documento monumento”.

Referências

ARAGÃO, Pedro. O Baú Do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e O Choro. 1. ed. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2013.

CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao Municipal. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1998.

DINIZ, André. Almanaque do Choro: A história do chorinho, o que ouvir, o que ler, onde curtir. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

LAVER, John. Priciples of Phonetics. Cambridge: University Press, 1994.

LE GOFF, Jaques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas: SP Editora da Unicamp, 1990.

NORA, Pierre. Entre a História e a Memória: a problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. I La République, Paris, Galimard, 1993.

PADILHA, Antônio. Construção Ilusória da Realidade, Ressignificação e Recontextualização do Bumba meu Boi do Maranhão a partir da Música. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) – Deca – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2014.

PESSOA, Felipe; FREIRE, Ricardo Dourado. Fonogramas, performance e musicologia no universo do choro. Música Popular em Revista, Unicamp, v.1, p. 34-60, jul-dez. 2013. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/muspop/article/view/71/178>. Acesso em 12 de agosto de 2016.

PINTO, Alexandre Gonçalves. O Choro: 3. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1998.

VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira na belle époque. Rio de Janeiro: Livraria Sant’Anna, 1977.

Publicado
2019-12-28