A representação dualista do forró em escritos acadêmicos e a diversidade ocorrente

  • Climério de Oliveira Santos Universidade Federal de Pernambuco Conservatório Pernambucano de Música

Resumo

Este artigo trata de uma incongruência entre a diversidade de práticas ocorrentes no forró e a sua representação discursiva pelos acadêmicos. Música popular que Luiz Gonzaga lançou na mídia nos anos 1940 ainda sob o apelido de baião, o forró multiplicou-se ao longo da sua existência, passando a englobar uma variedade de sons e significações atravessados por diferentes discursos. A partir dos anos 1990, o surgimento de bandas de forró alinhadas com a música pop espetacular provoca reações entre os agentes ligados aos forrós que já estavam historicamente estabelecidos. Em meio a tais reações, emerge a categoria “forró tradicional” em oposição ao que passa a ser chamado “forró eletrônico”. Além de ter povoado o cotidiano de empresários, músicos, jornalistas, públicos e até os versos de canções, a longeva bipolarização do forró, ao invés de ser problematizada pelos acadêmicos das ciências humanas, acabou sendo naturalizada em seus trabalhos. O atual artigo, baseado em pesquisa etnomusicológica que inclui a revisão bibliográfica e o trabalho de campo etnográfico, analisa a representação dicotômica do forró no discurso acadêmico, ao passo que sublinha uma diversidade musical ocorrente que desmascara a visão dicotômica, propondo, enfim, uma abordagem que leva em conta as múltiplas práticas musicais ocorrentes.

Biografia do Autor

Climério de Oliveira Santos, Universidade Federal de Pernambuco Conservatório Pernambucano de Música
Climério de Oliveira Santos é músico e pesquisador, doutorado em música pela Universidade Federal do Estado do Rio deJaneiro - Unirio. Laciona no Consrvatório Penambucano de Música e no PPGM da Universidade Federal de Pernambuco (professor colaborador). Dirige e escreve a série de livros Batuque Book, com três títulos publicados. Publicou vários artigos em anais e revistas no Brasil e em outros paises.

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Publicado
2019-12-28