Dossiê Temático sobre Choro

  • Pedro de Moura Aragão Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Apresentação do Dossiê Temático sobre Choro

Biografia do Autor

Pedro de Moura Aragão, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Bacharelado em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Doutor em musicologia pela UNIRIO, é professor Adjunto nível 4 da mesma instituição. Sua tese de doutorado,"O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o Choro" foi contemplada com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012 e com o Prêmio Silvio Romero 2011 (2a colocação). Desenvolve pesquisas na área de etnomusicologia, com ênfase na questão de arquivos de música popular urbana brasileira, tendo desenvolvido projetos de pesquisa em parceria com diversos instituições no Rio de Janeiro, como o Museu da Imagem e do Som e o Instituto Moreira Salles. Coordenador do projeto de extensão Escola Portátil de Música, referência do ensino do choro no Rio de Janeiro. Como bandolinista, tem grande atuação no mercado nacional, tendo atuado em shows e gravações com cantores como Roberto Silva, Cristina Buarque, Zélia Duncan, Mônica Salmaso, além de ter atuado como solista e intérprete em concertos na França, Bélgica, Dinamarca e Colômbia.

Referências

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1962 [1928].

NAPOLITANO, Marcos; WASSERMAN, Maria Clara. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. Revista Brasileira de História, v.20 (39), p. 167-189, 2000.

PEIRANO, Mariza. A teoria vivida – e outros ensaios de antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

SALGADO, José Alberto. Questões de método e interlocução em pesquisas com práticas de música. El Oído Pensante, v. 2, n. 2, 2014.

TRAVASSOS, Elizabeth. Esboço de balanço da etnomusicologia no Brasil. Opus, v. 9, p. 73-86, 2003.

Publicado
2019-08-29