Apresentação do Dossiê “Música popular nordestina e mercado (1950-2010)”

  • Eduardo de Lima Visconti Universidade Federal de Pernambuco
  • Gustavo Alves Alonso Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Apresentação do Dossiê sobre Música popular no Nordeste.

Biografia do Autor

Eduardo de Lima Visconti, Universidade Federal de Pernambuco
Eduardo de Lima Visconti possui graduação em Música popular (2001), mestrado (2005) e doutorado em Música (2010) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Estágio pós-doutoral pelo Instituto de Estudos Brasileiros, da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Leciona Guitarra Elétrica na graduação em música e disciplinas teóricas no Mestrado em música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem trabalhos pioneiros de pesquisa sobre a guitarra elétrica no Brasil. Já tocou com Fafá de Belém, Daniela Mercury, Cacá Malaquias, Roberto Sion, Caito Marcondes, Harvey Wainapel, Zé Paulo Becker, entre outros. Atualmente, se dedica a pesquisa, aprendizado e performance de engomes e ilús do candomblé de Pernambuco (Xambá), participando de atividades no Centro Cultural Bongar. Também integra o projeto Nosjazztinos e desenvolve trabalho autoral de música instrumental brasileira.
Gustavo Alves Alonso Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco
Gustavo Alves Alonso Ferreira é Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio doutoral na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris-França). Estágios pós-doutorais na Unisinos/RS, Universidad de Buenos Aires (UBA) e bolsista de fixação de doutor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Autor de "Simonal: quem não tem swing morre com a boca cheia de formiga" (Record, 2011) e "Cowboys do Asfalto: música sertaneja e modernização brasileira" (Civilização Brasileira, 2015). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Curso de Comunicação do departamento do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste/Caruaru. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco (PPGM-UFPE).

Referências

ALBUQUERQUE JR., D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. 3. ed. Recife: FJN; São Paulo: Cortez, 2006.

ALVES, Elder P. Maia. A sociologia de um gênero: o Baião. Maceió: Iphan-AL, 2016.

ALONSO, Gustavo. Cowboys do asfalto: música sertaneja e modernização brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2003.

DREYFUS, Dominique. Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga. São Paulo: Ed. 34, 2012.

FERNANDES, Florestan. O folclore em questão. São Paulo: Hucitec, 1978.

OLIVEIRA, Francisco de. Nordeste: a invenção pela música. In: CAVALCANTI, Berenice; STARLING, Heloísa; EISENBERG, José. (Org.). Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. v. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

RENNÓ, C. (Org.). Gilberto Gil — Todas as letras. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 200.

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV, Rio de Janeiro, Record, 2000.

VILHENA, Luís Rodolfo da Paixão. Projeto e missão: o movimento folclórico brasileiro (1947-1964). Rio de Janeiro: Funarte: Fundação Getúlio Vargas, 1997.

VISCONTI, Eduardo de L.; ALONSO, Gustavo. Dominguinhos e a “invenção” do Nordeste cosmopolita. Teoria e História, v. 13, n. 2, 2018. (Dossiê: “Direitas no Brasil contemporâneo” e “Música popular e sociedade”)

Publicado
2019-12-28