Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Pitágoras, 500 é uma publicação semestral vinculada ao Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp, que tem com objetivo difundir e divulgar trabalhos relacionados com o pensamento teatral em todas as suas variantes, teóricas e práticas. A iniciativa faz parte dos projetos empreendidos pelo Laboratório de Artes Cênicas (LAC), que reúne as experimentações artístico-científicas efetuadas por docentes, alunos e colaboradores do Departamento. Os propósitos do periódico visam a estender as atividades do LAC, criando um veículo de divulgação acadêmica cuja premissa consiste em receber artigos de pesquisadores externos, contribuindo para criar um diálogo com investigações teatrais realizadas no Brasil e no exterior, a fim de propagar e estimular as reflexões acerca do fazer teatral.

Seus eixos de interesse abarcam todo o tipo de pesquisa relacionada ao conhecimento teatral, desde os aspectos voltados para os processos de criação do espetáculo cênico, tais como o trabalho do ator, experimentações de linguagens variadas, instrumentação de palco; até contribuições teóricas acerca, por exemplo, da história do teatro, da teoria do drama, do estudo vertical de dramaturgia, entre outros. O foco da Pitágoras, 500 almeja alcançar, portanto, todo tipo de reflexão acerca do fazer teatral.

Processo de Avaliação pelos Pares

Serão considerados, na avaliação, a formação acadêmica dos autores, a adequação da linguagem, a qualidade crítica do argumento e o ajuste à linha editorial da revista. Artigos de mestrandos serão aceitos somente se em coautoria com o orientador.

A avaliação das propostas ocorre por meio da emissão de pareceres realizada pelos conselheiros editoriais do periódico. Cada artigo será avaliado por pelo menos dois pareceristas. O tempo previsto para avaliação e emissão de parecer final é de sessenta dias, a contar da data de recebimento da proposta.

Periodicidade

A Pitágoras, 500 tem periodicidade semestral e trabalha com chamadas de artigos e dossiê temático, sendo que cada volume poderá ser completado por artigos de temáticas externas ao dossiê. Para conhecimento sobre a abertura da próxima chamada clique em Notícias.

As propostas recebidas deverão ser formatadas de acordo com as normas de publicação. Serão considerados, na avaliação, a formação acadêmica dos autores, a adequação da linguagem, a qualidade crítica do argumento e o ajuste à linha editorial da revista. Artigos de mestrandos serão aceitos somente se em coautoria com o orientador.

A avaliação das propostas ocorre por meio da emissão de pareceres realizada pelos conselheiros editoriais do periódico. Cada artigo será avaliado por pelo menos dois pareceristas. O tempo previsto para avaliação e emissão de parecer final é de sessenta dias, a contar da data de recebimento da proposta.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

Ivan Medeiros (diagramação de capa e cabeçalho do site)

Márcio Tadeu (criação do logo)

Octávio Augusto Bueno Fonseca da Silva (criação do site)

Departamento de Artes Cênicas, Unicamp, Profs. Drs. Mario Santana e Sara Lopes, por abraçarem a ideia e tornaram-na viável junto à Unicamp.